As equipes de agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde de Guarantã do Norte (SMS) estão intensificando as ações de campo e visitas domiciliares, reforçando a importância da prevenção e controle da proliferação de focos do mosquito Aedes aegypti, Chikungunya e Zika.

Com o início do período chuvoso, tem favorecido o crescimento do número de casos larvas do mosquito em alguns pontos da cidade, dados divulgados pela Coordenação da vigilância ambiental em saúde, mostra que no período de janeiro a setembro de 2020, foram notificados 101 casos de dengue, neste ano de 2021 até a presente data foram notificados 267 casos.

Coleta de larvárias. Em 2020 foram 506 coletas sendo que 338 foram no período de janeiro a setembro. Já neste ano de 2021 até o momento foram 454 Coletas de larvárias, os depósitos mais frequentes são lixos, pneus e bebedouros de animais.

Segundo a coordenadora vigilância ambiental em saúde da SMS, Ema Meurer, as equipes seguem inspecionando as residências, orientando os moradores, coletando larvas e realizando o tratamento focal nos locais de infestação. “Esse trabalho precisa ter a seu favor o esforço de cada cidadão em se manter alerta dentro do próprio ambiente familiar, para descartar os recipientes que possam acumular água, eliminando o risco de transmissão dessas arboviroses transmitidas pelo mesmo mosquito”, afirma a Coordenadora.

Fonte: Prefeitura de Guarantã do Norte

Mais notícias