Taynná pontua que o treinamento prevê a discussão do diagnóstico clínico e laboratorial das arboviroses; atualização sobre protocolos de manejo clínico, incluindo casos graves; identificação e acompanhamento de surtos e atualização em manejo clínico das arboviroses incluindo a análise de dados para controle e prevenção.

“Será um momento para discussão de como proceder diante de novos registros de casos, surtos e também para abordarmos a prevenção dessas arboviroses”, frisa a coordenadora.

O encontro será conduzido por Meandes Alves de Souza Neto e Roney Dias Damaceno e será realizado das 7 às 11 horas na Sala de Formação da Secretaria de Saúde (Semsa). A mesma formação terá sequência nos dias 2 e 3 de março; no dia 02 o encontro será nos turnos matutino, das 7h30 às 11 horas, e no turno vespertino das 13h30 às 17 horas; e no dia 03 a formação será das 7 às 11 horas. Vale lembrar que a atividade também conta com o apoio do departamento de Educação em Saúde e pela Comissão de Integração de Ensino e Serviço Municipal de Educação Permanente em Saúde (Cies).

Sobre os palestrantes 

Meandes Alves de Souza Neto possui graduação em Farmácia e Bioquímica (2002), mestrado em Biologia com ênfase em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Federal de Goiás (2007) e Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Goiás (2020). Atuou como docente do ensino superior. Atualmente é bolsista pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), para fortalecimento do VIGIDESASTRES na capital Cuiabá-MT e responsável técnico do Centro de Informações Estratégicas e Vigilância em Saúde (CIEVS) na Secretaria do Estado do Mato Grosso. Possui experiência em análises de situação em saúde com a utilização de ferramentas de Business Intelligence e outras ferramentas estatísticas; conduziu investigações epidemiológicas utilizando ferramentas de epidemiologia descritiva; desenhou e conduziu estudos epidemiológicos e elaborou e revisou relatórios e boletins técnicos.

Roney Dias Damaceno é médico com especialização em Emergência e Urgência. Plantonista de Pronto Atendimento. Foi Diretor da Atenção Especializada da Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, 2024 e diretor técnico médico, UPA, 2024. Possui pós-graduação em Auditoria em Serviços de Saúde - UNIRONDON (2007), Curso de Preparação e Resposta às Emergências em Saúde Pública pela Organização Pan Americana da Saúde. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia e Investigação de Surto e Mortalidade Materno Infantil pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde - CIEVS. Certificado em ACSL 2022. Experiência em Pronto Atendimento Clínico. Nutricionista pela Universidade Federal de Mato Grosso 2001.