A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, participou nesta semana, em Cuiabá, da entrega de um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Eduardo Botelho, solicitando a inclusão, no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), de dotação para implementação de um programa estadual de apoio aos municípios visando à oferta de vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos. 

Na ocasião, a secretária representou a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (Undime-MT). A entrega ocorreu durante reunião, que contou com a presença de representantes das 18 entidades que compõem o Gaepe-MT (Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação em Mato Grosso).

“A nota técnica vem buscar, e incrementar junto ao Tribunal de Contas, do Ministério Público, um plano de ação, junto aos municípios, eu estou a frente dessa ação, representando os secretários da UNDIME, e o município de Sinop. Para nós enquanto município é muito importante, porque todo levantamento que foi feito, e as demandas que foram levadas, nós estivemos a frente desse processo, desse trabalho. O que nós fomos buscar junto ao Gaepe e a Assembleia Legislativa foi recursos para Sinop e todos os 140 municípios de Mato Grosso, pensando em toda a demanda reprimida no estado. Sinop tem buscado incessantemente melhorias para as nossas crianças, e junto a isso nós estamos levando todas as demandas, não só a nível de município, quanto a nível de estado”, concluiu a secretária.

Levantamento realizado pelo Gaepe, a partir de questionário respondido pelos 141 municípios do estado, apontou a carência de 15 mil vagas de creches e uma estimativa de R$444 milhões para suprir a demanda declarada por prefeituras para construção de ampliação de unidades. Revelou ainda que quase 54% dos municípios possuem fila de espera nas creches.

Fonte: Vanessa Kienen / Assessoria

Mais notícias