Secretaria de Agricultura de Nova Mutum alerta propriedades quanto a necessidade de vacinar contra a brucelose
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, alerta as propriedades da necessidade de vacinar contra a brucelose. O calendário de vacinação no estado já foi iniciado em primeiro de janeiro e termina em 30 de junho.
O produtor deve vacinar suas fêmeas contra brucelose pelo menos uma vez a cada semestre, de forma que todas as bezerras entre 3 e 8 meses de idade sejam vacinadas.
A presença desta enfermidade leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias.
Para a Secretária de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, Marcia Coelho, esta ação é muito importante para mantermos a segurança sanitária no município e região. "Contamos com a colaboração de todos os produtores nesta primeira etapa da vacinação somente com esforço conjunto vamos conseguir manter a prevalência desta enfermidade no rebanho", enfatizou secretária Marcia Coelho.
De acordo com o Médico Veterinário, Anderson Celestino, a compra da vacina e a sua aplicação devem ser feitas, respetivamente, sob prescrição e orientação de um médico veterinário credenciado.
“O produtor deve comunicar ao Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso - INDEA. Estamos atendendo mais de 100 propriedades com atuação nas comunidades Ribeirão Grande, Maria de Oliveira, Rio Verde e Gleba Pinheiro em atenção ao pequeno produtor", afirmou Anderson Celestino.
A brucelose é uma doença dos animais transmissível ao homem.
Meios prováveis de contaminação humana, ingerindo:
- Água contaminada;
- Leite cru;
- Queijos elaborados com leite não pasteurizado;
- Carnes cruas ou mal cozidas;
- Contato com restos de aborto e secreções de animais doentes;
- Manuseio inadequado da vacina;
- Manipulando carnes e vísceras contaminadas.
A VACINAÇÃO É OBRIGATÓRIA - PORTARIA INDEA 114 de 07/11/2018
Propriedades irregulares com a vacinação contra a brucelose ficam impedidas de transitar com bovinos e bubalinos machos e fêmeas de qualquer idade, categoria ou finalidade.