A Atenção à Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta vem desenvolvendo um trabalho importante para garantir a saúde e manter os mais diversos atendimentos na área odontológica, que envolve desde a primeira infância, até adultos e idosos, que recebem atenção especial, com programas como o Saúde na Escola e de próteses dentais, as Unidades de Saúde contam com equipe qualificada para atender os pacientes.

A secretaria de saúde conta com 11 equipes de atendimento odontológico, para atendimento nas unidades dos setores Vila Nova, Cidade Bela, Jardim das Flores, Boa Esperança, Norte 3, Bom Jesus, São José Operário, Panorama, Boa Nova e na unidade Ana Neri. Atendendo clínica geral, restaurações, limpezas, profilaxias, extrações entre outras cirurgias.

Todas as unidades estão aptas para tirar dúvidas sobre o atendimento odontológico, que acontece também para gestantes, bebês também recebem todos os atendimentos, com orientações para as mães sobre a correta higiene e amamentação. Além destes atendimentos, a terceira idade também recebe toda a atenção necessária. A saúde bucal conta ainda com atendimento de próteses dentárias, os pacientes passam por todo o tratamento e recebem a prótese, caso ela seja necessária, o dentista o inclui no programa de prótese e o paciente aguarda ser chamado.

Uma das cirurgiãs dentistas que atende pela Saúde Bucal, Linda Garcia, destaca que os pacientes que necessitam deste atendimento, devem procurar a unidade, onde passaram por uma triagem, o primeiro atendimento que envolve a pesagem, aferição de pressão, medição de temperatura e, neste momento de pandemia, uma entrevista sobre queixas de síndrome gripal. “O paciente já chega pro dentista pronto para o atendimento, às vezes as pessoas acham que o dentista olha só a boca, mas não, nós olhamos o paciente por inteiro”, destaca Garcia.

As unidades de saúde estão trabalhando principalmente com a prevenção, que vem desde o acompanhamento do bebê, a primeira dentição, acompanhando as fases de crescimento até a vida adulta, um trabalho que vem trazendo bons resultados. “Ao longo dos anos as equipes de odontologia tem trabalhado muito com a prevenção e com isso diminuiu muito o índice de cáries, tínhamos um ponto percentual de 5% que caiu para 2%, um bom patamar de acordo com o Ministério da Saúde. Desde 97 tem sido feito um trabalho de prevenção, equipes nas escolas e nas próprias unidades de saúde”, destacou Magda Pierin, coordenadora da atenção à Saúde Bucal.

Conforme a coordenadora, o paciente é tratado como um todo, assim, os resultados na saúde são melhores. A odontologia para bebês é um carro chefe nas unidades, orientações para amamentação adequada, higienização, cuidados para com a primeira dentição, escovação e prevenção de problemas dentários, além de manter a rotina de cuidados, este atendimento promove a familiaridade do paciente com o profissional dentista.

Pierin ainda frisa que pacientes hipertensos e diabéticos, pacientes de hanseníase também precisam estar atentos na saúde dentária. E que na zona rural, os pacientes precisam buscar a secretaria de saúde para agendamentos.

Fonte: Prefeitura de Alta Floresta

Mais notícias