Prefeitura de Alta Floresta segue com ações de valorização à vida
Desde o início do mês de setembro, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Alta Floresta, por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras), promove ações de valorização à vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é uma das principais causas de mortalidade. Trata-se de um grave problema de saúde pública e nos aspectos sociais, mas é importante entender que são diversos fatores que podem influenciar um indivíduo a praticar essa ação, como por exemplo, a cobrança da sociedade, bullying, medo, insegurança, fracasso, derrotas, estão incluso tratos como gênero, idade e situação familiar, entre outros.
No entanto, segundo a OMS, 90% dos casos poderiam ser prevenidos pelo simples fato de ter alguém para conversar, alertar e mudar a situação em que a pessoa se encontra.
Nesse sentido, a realização do movimento Setembro Amarelo se faz extremamente necessária para que as pessoas entendam a gravidade da situação, conscientizando sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar a população a respeito da realidade da prática no Brasil e no mundo.
O movimento reforça que é importante falar sobre o assunto, com o contato pessoal e entrega de frases motivadoras para a população altaflorestense, que aconteceu neste domingo (19) na Feira Livre e segue com ações em pontos estratégicos o centro do município durante a semana. O encerramento do movimento está previsto para o dia 30 de setembro, com um ato a ser realizado na Praça da Cultura.
Pequenas ações já fazem toda a diferença para promover a conscientização e tornar esses dias diferenciados.