Prefeitura abre ambulatório de saúde mental para atender menores
Sinop passa a contar com o ambulatório de saúde mental infantojuvenil Passo a Passo. Instalado anexo ao Centro de Especialidades Médicas (CEM), a unidade tem como objetivo atender crianças e jovens com até 17 anos que apresentem algum tipo transtorno mental. A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira (10), com a visita do prefeito Roberto Dorner (Republicanos), do promotor Nilton Padovan e, também, das secretárias de Saúde, Daniela Galhardo, de Governo, Faira Strapazzon, e do subsecretário de Saúde, Sadi de Oliveira.
O prefeito Roberto Dorner destacou que a cobrança de um local especializado para atendimentos de crianças e jovens é antiga e, agora, está conseguindo retirar do papel. “A Prefeitura realmente devia esse serviço à população e, hoje, estamos aqui entregando parte desse serviço. A gente sabe que não vai estar completo ainda, mas, é o primeiro passo e estou feliz porque, algumas coisas que prometemos lá atrás, já estamos concluindo”, destacou o chefe do Executivo municipal. Dorner reforçou, ainda, que segue trabalhando em melhorar os serviços de saúde. “A sociedade de Sinop pode sempre esperar cada vez mais de nós”, disse.
A secretária de Saúde, Daniela Galhardo, explica que o ambulatório atenderá todos os tipos de transtornos de saúde mental das crianças e dos jovens. “[Serão atendidos] todos os tipos de transtornos, inclusive álcool e drogas”, pontuou a secretária. O ambulatório é composto por três salas para acolhimento e atendimento dos pacientes e tem em seu quadro enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, psicopedagogo e neuropediatra. O funcionamento será das 6h às 18h, sem intervalos, por meio de agendamento.
“Como ainda não temos uma fila de espera significativa, estamos fazendo uma busca ativa [...]. O trabalho de ambulatório é com horário marcado, porém, a gente até pede para que as pessoas que estão aguardando algum tipo de atendimento nesse sentido, venha até a unidade, que nossos servidores estarão acolhendo e agendando o atendimento”, enfatizou a secretária.
A abertura do ambulatório destinado à saúde mental de crianças e jovens atende um pedido da Promotoria de Sinop. “O ambulatório está muito bem montado, logicamente como foi dito, esse é o primeiro passo, conforme nós combinamos no nosso termo de ajustamento de conduta”, destacou o promotor Nilton Padovan ao lembrar que, desde 2009, faz a cobrança de um local apropriado para o tratamento da saúde mental das crianças e dos jovens em Sinop.
O Termo de Ajuste e Conduta (TAC), assinado em outubro de 2021, prevê a criação do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, conhecido como CAPSi, que já está em fase de planejamento. “Não se cria um CAPSi da noite para o dia. Existe recursos, estrutura, e por aí a fora. Bom, até a criação do CAPSi, foi combinado a criação deste ambulatório. Ou seja, este ambulatório vai existir até a criação do CAPSi que vai se dar, no máximo, até o final deste ano. Porém, esse ambulatório já é um passo enorme a mais do que tínhamos antes”, pontuou Padovan.
O ambulatório atende anexo ao CEM, localizado na avenida das Embaúbas esquina com avenida das Itaúbas, setor comercial.