A prefeita Rosana Martinelli (PL) anunciou na tarde desta terça-feira, 17, durante entrevista coletiva, um conjunto de medidas visando o enfrentamento do Covid-19 e sua proliferação em Sinop. Todas as decisões ocorrem em âmbito preventivo, uma vez que a cidade não registra notificações para a doença, mas, atenta ao cenário atual, implementa suas estratégias com foco na preservação da vida. 

"Não é momento de pânico e estamos trabalhando, prioritariamente, com a prevenção. Enquanto município, estamos nos preparando para receber e atender, quando necessário, os casos confirmados e que venham a ocorrer. Estamos acompanhando todo o cenário do coronavírus no país e aqui em Mato Grosso. Decidimos, de forma conjunta, adotar essas medidas com foco, especialmente, na prevenção, que é uma maneira efetiva de enfrentar o problema. O porquê destas decisões é exatamente em demonstrar para a população que o município está atento à questão, mas pedimos, encarecidamente, que a comunidade também se conscientize de seu papel e nos ajude", destacou Rosana Martinelli. 

As medidas foram comunicadas um dia após Sinop constituir seu Gabinete de Situação para monitoramento e adoção de medidas emergenciais em saúde pública decorrente do Covid-19 -  coronavírus -. O Grupo de Trabalho é composto pelas várias secretarias municipais. Algumas das diretrizes locais convergem com o também decreto estadual 407, expedido pelo Estado de Mato Grosso.

O objetivo principal, como enfatiza Kristian Barros, secretário municipal de Saúde, é proporcionar ao cidadão informações precisas, que confrontem as fakenews e esclareçam ao cidadão quais as frentes adotadas pela Prefeitura. “Não existe, neste momento, uma situação na qual a população entre em pânico, pois todas as medidas adotadas em nível município é para amenizar os possíveis impactos que se venham a ter”, destacou.
 
Participaram da entrevista coletiva representantes do governo municipal em diferentes áreas (Educação, Finanças, Procuradoria, Saúde) e diretores do Hospital Regional de Sinop.
À lista das ações constam com o foco de proteção estão: 

EDUCAÇÃO/ESPORTE/CULTURA

- Seguindo o decreto estadual, a Rede Municipal antecipa o recesso escolar discente e docente para o período de 23 de março a 05 de abril; apenas a Secretaria Municipal de Educação funcionará;

- Suspensão de atividades realizadas em projetos de iniciação esportiva no município (escolinhas) e projetos diversos nessa área;

- Suspensão de campeonatos com aglomeração de público, a exemplo das copas de futsal já em andamento São Cristóvão, Boa Esperança, Primaveras e Pasinha Feminina;

- Suspensão de viagens de atletas para competições fora da cidade de Sinop por 30 dias;  

- Suspensão das aulas em projetos culturais ministrados pela Escola Municipal de Artes, no intervalo previamente definido.


SAÚDE

- Instituição de um canal oficial para tirar dúvidas e analisar suspeitas sobre a doença. Se apresentar tosse, febre e dificuldades para respirar o cidadão pode ligar para o número 66 99995-1782. Essa é a central segura para informações sobre COVID-19;
 
- Criação de Posto de Coleta para atendimento de pacientes com suspeita; 

- Capacitação dos servidores da saúde para atuar em situações de natureza Covid-19;

- Suspensão de viagens de servidores públicos para cursos de capacitação/qualificação fora do município.


ECONOMIA

- Suspensão de licença pelos próximos 30 dias para eventos que registrem aglomeração de pessoas em local aberto e fechado.

PROCON
- Atuação do Procon no que se refere a possíveis cobranças abusivas de produtos.
 
CENTROS DE CONVIVÊNCIA
- suspensão das atividades nos centros de convivência, como Clube dos Idosos, de eventos que registrem aglomeração. 

Fonte: prefeitura de sinop

Mais notícias