As Conferências dos Direitos da Criança e do Adolescente são um importante marco na consolidação da participação definida na Constituição Federal por estabelecerem uma série de mecanismos de inclusão da população na elaboração, deliberação e controle das políticas públicas.

O tema escolhido para a VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, segue o tema nacional, que busca refletir e avaliar os reflexos da pandemia de Covid-19 na vida de crianças e adolescentes.

A conferência será realizada no dia 21 de novembro de 2022, com início
às 07h, no auditório do Museu de História Natural da Unemat. A Conferência debaterá o Documento Base da 12ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente - e, a partir das perguntas geradoras, serão formuladas propostas, a serem encaminhadas para debate na conferência estadual. Deverá, ainda, eleger delegados e delegadas para as conferências estaduais, sendo 12 delegados definidos pela Comissão Organizadora Estadual.

 

Eixos

  • Eixo 1: Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós pandemia;
  • Eixo 2: Enfrentamento das violações e vulnerabilidades resultantes da pandemia de Covid-19;
  • Eixo 3: Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia;
  • Eixo 4: Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico;
  • Eixo 5: Garantia de recursos para as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia de Covid-19.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias