Os atletas, de 12 a 14 anos, da modalidade de basquete foram campeões, série bronze, edição 2021 dos Jogos Brasileiros Escolares – Nacional (JEB’s), realizado no Rio de Janeiro. Os alunos, conquistaram o título inédito para o município e representaram Mato Grosso na principal competição escolar do Brasil.

Durante a competição, o time obteve duas derrotas e quatro vitórias, sendo a última contra a equipe da casa por 34x27. Os atletas são estudantes da Escola Estadual Rui Barbosa e foram recepcionados na última sexta-feira (05), no Ginásio de Esportes Lauro Immich, pelo Secretário de Esportes Toshio Takagui, Secretário de Administração Ildo Faccio, Chefe de Gabinete Edinaldo Nogueira, vereadores e servidores da secretaria de esportes.

Para apresentar o troféu a comunidade, saíram do ginásio, acompanhados pela equipe do corpo de bombeiros, e desfilaram pelas principais avenidas da cidade com parada na escola onde estudam, onde receberam uma recepção calorosa dos amigos e colegas.

“Um marco muito grande para a história de Nova Mutum. Esses atletas merecem essas medalhas, esse troféu. Cada um se esforçou para conquistar esse título e isso é muito importante não só para nós, mas principalmente para eles. Sabemos que foi um experiência inesquecível e ainda poder voltar pra casa com esse título é muito gratificante para eles” - disse Toshio Takagui, Secretário de Esportes e Lazer.

A delegação de Mato Grosso foi formada por 12 integrantes, os 11 alunos e o técnico, Luiz Augusto Junior, também treinador da equipe pelo projeto Despertando Talentos, iniciativa da Prefeitura de Nova Mutum que atende mais de 1.500 mil alunos nas modalidades judô, taekwondo, jiu jitsu, tênis de quadra, vôlei, basquete, handebol, futsal, ginástica rítmica e natação.

Luiz Augusto é treinador do time há três anos e dedica parte do triunfo à boa relação entre ele e o time além da dedicação dos meninos durante os treinos.

O técnico enfatiza que essa vitória ficará marcada na memória dos atletas mirins e que todos estão entusiasmados com o resultado. “Não tenho dúvida de que os alunos também vão lembrar tudo que ocorreu lá daqui 10, 15, 20 anos. E para nós que somos um projeto social, estar entre os melhores do Brasil, só de estar lá já é uma vitória. Jogar no JEB’s e conseguir ganhar uma medalha entre 27 equipes no Brasil é um feito único, histórico”, conta.

JEB’s

Os Jogos Brasileiros Escolares é a maior competição escolar do país, realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania.

Os jogos foram realizados entre 27 de outubro e 5 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, com a participação de mais de 6 mil estudantes, dos 27 estados da federação.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias