No evento pró-ferrogrão, realizado neste final de semana no Centro de Eventos Dante de Oliveira, em Sinop, o deputado federal por Mato Grosso, Juarez Costa, trouxe à memória do público as grandes e principais conquistas da região norte do estado, a pavimentação asfáltica da rodovia federal BR-163 e a instalação do linhão de energia, para incluir na lista, a linha ferroviária, chamada de “ferrogrão”, que beneficiará o setor de agronegócio de Sinop, norte de MT e sul do Pará.

“Nós lutamos e era a luta de muitos aqui, a chegada do asfalto. Lembro de quando Júlio [ex-governador de MT] inaugurou aqui em 1986 o asfalto e depois veio a luta pela energia. Em dezembro de 1994, Itamar Franco [ex-presidente do Brasil] chegou aqui junto com Jaime Campos, que era o governador, bateu a chave do linhão. E os senhores produtores, nós mato-grossenses, lutando mais o agro, a cada dia criando tecnologias, desenvolvendo e produzindo muito mais mesmo sem infraestrutura e logística para escoar a sua produção. Mas agora nós temos toda certeza que nós teremos em breve o edital de licitação da ferrogrão”, disse.

Mesmo lembrando da luta travada pelo Ministério da Infraestrutura, junto à justiça federal, para a liberação do edital de licitação da linha ferroviária, Juarez não deixou cair o otimismo afirmando a competência e qualidade do ministro Tarcísio Freitas, que também presente no evento.

“Eu aprendi a conhecer o servidor público, aquele de carreira que cria competência e inteligência para tocar esse país. Hoje o presidente Bolsonaro tem o senhor e, no meu pensamento, é a melhor peça dentro do governo pelo conhecimento técnico e também pelo conhecimento político que viveu e vive a política 24 horas por dia e nada caminha e nada anda sem a política e o senhor tem os dois, a técnica e a política. O senhor está aqui não para ser cobrado, mas para ser agradecido, porque o senhor é o pai da ferrogrão e a ferrogrão vai acontecer”, afirmou.

Representando a bancada federal de MT no Congresso Nacional, por ser o único deputado federal do município de Sinop, o parlamentar afirmou que se depender da Câmara dos Deputados, toda a bancada, unida, lutará para defender o lançamento da obra que trará redução no custo do transporte e na emissão de poluentes.

 “A bancada está unida e coesa para bater e debater todos os entraves que tiver a nível de justiça, mas nós estamos tranquilos porque o timoneiro desse barco, o nosso ministro Tarcísio, é quem mais quer lançar o início dessa obra. E aí ministro, eu quero dizer que quando a gente quer ser pai de três filhos, não quer dizer que tem que ser trigêmeos, pode ser um de cada vez”, concluiu.

Com quase 1.000 Km de extensão, a ferrogrão interligará o município de Sinop (MT) ao porto de Miritituba, no sul do Pará e será o principal meio de transporte e escoação da produção de grãos do norte de Mato Grosso, hoje, feita por caminhões pela rodovia federal BR-163, principal rodovia de escoamento da produção brasileira. Além de ser rota da estrutura ferroviária, Sinop luta pela criação de um porto seco.

A construção da ferrovia trará uma economia de aproximadamente R$ 19,2 bilhões no frete do transporte, em relação à rodovia, o que se torna benéfico e viável tanto aos produtores, como aos consumidores que poderão ver os produtos nas prateleiras reduzido a longo prazo.

Fonte: Da Redação

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