A Prefeitura de Colíder, por meio do Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, alertar a população sobre o risco de utilizar pomadas capilares para trançar/modelar e fixar os cabelos. Os produtos podem causar intoxicação exógena nas pessoas que o utilizam, o que fez a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a suspensão imediata da distribuição, comercialização e uso desse tipo de produto em todo o País.

Entre os sintomas relatados estão cegueira temporária (considerada um efeito colateral grave), inflamação, sensação de corpo estranho, ardência, dor, coceira, vermelhidão e inchaço nos olhos. A maior parte dos efeitos aconteceu após contato com líquidos - chuva, piscina ou banho de mar e até em contato do suor com as substâncias.

Todas as pomadas para modelar, fixar e trançar cabelos estão com a comercialização proibida pela Anvisa. Enquanto a medida estiver em vigor, nenhum lote de qualquer desses produtos pode ser comercializado e não deve ser utilizado por consumidores e profissionais de beleza.

Se fez uso recente, lave os cabelos com cuidado, sempre lembrando de inclinar a cabeça para trás, para que o produto não entre em contato com os olhos.

Em caso de contato acidental com os olhos, lave imediatamente com água em abundância.

Em caso de qualquer efeito indesejado, procure o serviço de saúde mais próximo de você.

 A recomendação é de não utilizar as marcas referidas na nota da Anvisa. E, caso tenha em estoque a recomendação é entrar em contato com a empresa em que foi adquirido para verificar a forma de devolução.

A equipe da Vigilância Sanitária de Colíder realizará ações em estabelecimentos que trabalham com este tipo de produto e caso o mesmo ainda esteja sendo aplicado ou comercializado, as unidades identificadas poderão ser apreendidas.

Fonte: Assessoria

Mais notícias