A Secretária Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Combate às Endemias, iniciou neste fim de semana a vacinação itinerante da campanha antirrábica 2024, pela Gleba Mercedes e, nesta semana, as equipes irão percorrer seis bairros da cidade, considerados mais afastados. 

De acordo com o cronograma de atendimento até sexta-feira (15) serão vacinados os animais dos seguintes bairros: Recanto da Mata, Residencial Caribe, Residencial Kaiabi, Jardim das Rosas, Jardim Califórnia e Jardim Veneza. Assim que finalizado os trabalhos nessas localidades um novo cronograma será divulgado com a programação da próxima semana. 

No último sábado, durante os atendimentos na Gleba Mercedes, foram imunizados 64 cães e 15 gatos. Também foram realizados 20 testes rápidos para leishmaniose, que é uma doença parasitária transmitida por picadas de insetos, como os flebotomíneos, e pode afetar a pele ou órgãos internos. Todos deram negativo. A SMS destaca que o exame é protocolo de rotina para controle da doença.  

Enquanto o dia D de vacinação é preparado, além da ação itinerante, tem um ponto fixo de atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h, no Centro de Combate às Endemias, localizado na avenida das Itaúbas, nº 4.765, no Jardim das Palmeiras. Devem ser vacinados todos os cães e gatos a partir de três meses de idade, que estejam sadios, fêmeas amamentando, com exceção das prenhes que não podem ser imunizadas. 

É preciso seguir algumas orientações para transportar os animais até o ponto fixo de vacinação. Os cães devem estar com coleira e guia seguras, e para os cães de grande porte é indicado o uso de focinheira. Já os gatos devem estar em caixas de transporte ou mesmo enrolados em mantas. Esses cuidados são necessários para garantir a segurança dos bichinhos, tutores e vacinadores, quem ama protege e quem protege vacina. 

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias