A Prefeitura de Alta Floresta, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, iniciou a partir desta terça-feira (28/02), uma nova etapa da Campanha de Imunização contra a Covid-19 no município, a aplicação da dose de reforço da vacina bivalente Pfizer para os grupos prioritários. Nesta manhã o senhor Francisco Valentim Mota Cordeiro, de 70 anos, foi o primeiro paciente a receber a dose do imunizante.

Na primeira fase da campanha, serão imunizadas pessoas com mais de 70 anos, pessoas a partir de 12 anos que vivem em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, imunossuprimidos a partir de 12 anos, indígenas, quilombolas e população ribeirinha, também a partir de 12 anos. Gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, População Privada de Liberdade a partir de 18 anos, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos) e funcionários do sistema de privação de liberdade.

A estratégia de vacinação contra a COVID-19 Pfizer bivalente para grupos prioritários foi definida por Informe Técnico Operacional de Vacinação contra a COVID-19 do Programa Nacional de Imunização (PNI). A vacinação deve ser aplicada como reforço de paciente que tenha duas doses monovalentes prévias, pessoas deste grupo que tiverem apenas uma dose ou nenhuma, deverão ser vacinadas com vacina monovalente completando as duas primeiras doses iniciais.

A vacina bivalente traz a proteção contra as novas variantes da Covid-19, que no último ano foram responsáveis pelo aumento do número de casos. Nesse sentido, a etapa tem a finalidade de impedir uma nova onda de casos e de morbimortalidade.

As vacinas estão disponíveis na sala de vacina infantil, instalada na rua T-06, próximo a empresa Daparé. Com horário de atendimento entre às 07h30 e 10h30 e entre às 13h30 e 16h30 de segunda a sexta-feira.

Mais notícias