Que as luminárias de LED iluminam mais e consomem menos energia elétrica, todo mundo já sabe né? Pois outra grande vantagem desta tecnologia frente às antigas lâmpadas de vapor de sódio ou de mercúrio é a vida longa.
Quer um exemplo? Vamos lá: em 2019, a equipe de manutenção elétrica da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp) trocava, em média, 60 lâmpadas diariamente. Naquele tempo, antes do advento do LED em todo o parque de iluminação pública, Sorriso contava com 17.383 lâmpadas espalhadas em ruas, avenidas, praças e outras áreas públicas.
Atualmente, 22.902 pontos de luz clareiam as noites da Capital Nacional do Agronegócio. Com a utilização do LED, a equipe troca, em média, 12 luminárias por dia (ou melhor, por noite), com picos de, no máximo, 15. Só aí já se verifica uma redução de 80%. E olha que a conta nem está considerando a ampliação do parque, que cresceu mais de 30% neste período.
“E este trabalho é feito de maneira preventiva, com as equipes circulando à noite para verificar luminárias queimadas, algum equipamento com problema e, de imediato, já substituir”, explica o secretário Milton Geller.
Quando se leva em consideração aquela troca feita quando o morador liga para informar que a lâmpada esta queimada, o volume é de, no máximo duas luminárias por dia. “Estamos às ordens, nossas equipes seguem à disposição para garantir ambientes sempre iluminados, o que representa mais segurança, bem-estar e claro, torna a cidade muito mais bonita”, destaca Milton.
Para garantir uma Sorriso sempre iluminada, é possível acionar a equipe para trocar alguma lâmpada queimada por meio do 150, das 7h às 19h. Outras opções são o 3545-8385 e o 99690 1823, das 7h às 11h e das 13h às 17h, sempre de segunda a sexta-feira.