O campus Nova Mutum da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou nesta segunda-feira (19) a aula inaugural do curso de graduação presencial em Engenharia de Alimentos, viabilizado por meio de uma parceria com a Prefeitura de Nova Mutum. O total de R$ 800 mil – recurso da Secretaria Municipal de Educação – está sendo investido pelo Município no curso, que tem duração de cinco anos e formará uma única turma de 40 alunos. A parceria foi aprovada pela Câmara de Vereadores, via projeto de lei.

Com a presença dos 40 alunos aprovados no processo seletivo, a aula inaugural foi antecedida de uma solenidade onde compuseram a mesa o prefeito Leandro Félix, o presidente da Câmara Municipal, Altair Albuquerque, a Secretária Municipal de Educação, Elena Maass, o diretor Político-Pedagógico e Financeiro da Unemat Nova Mutum, Agilson Poquiviqui, e professores da Unemat. Prestigiaram o evento, ainda, os secretários municipais Mauro Manjabosco (Planejamento e Assuntos Estratégicos) e Jimmy Huppes (Indústria, Comércio e Turismo), vereadores e lideranças como o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum (Acenm), Lirio Vitalli e o diretor executivo da Acenm/CDL, Rodrigo Rigoni.

“Mesmo não sendo obrigação do município custear o ensino superior, Nova Mutum deu esse passo porque se trata de um curso extremamente importante para nosso desenvolvimento industrial. Parabenizo o diretor do campus, prof. Agilson, e toda a equipe da Unemat pela sintonia com as demandas socioeconômicas do município. Também a todos os vereadores que aprovaram o projeto de lei, e especialmente aos 40 alunos que em breve estarão produzindo alimentos de qualidade para o Brasil e o mundo, preenchendo p” - ressaltou o prefeito Leandro Félix.

Engenharia de Alimentos é uma graduação que a Unemat já oferece no campus de Barra do Bugres, e alguns dos professores e egressos daquele campus estiveram na aula inaugural em Nova Mutum para compartilhar sua experiência. “Buscamos garantir um curso que atendesse os anseios da sociedade mutuense e vamos trabalhar para garantir os melhores profissionais ao longo dos cinco anos de duração”, disse o diretor da Unemat Nova Mutum, Agilson Poquiviqui.

Para o presidente da Acenm, que é empresário justamente no setor industrial de alimentos, “é uma grande satisfação ver Nova Mutum avançando em um dos seus maiores desafios, que é a formação de mão de obra qualificada, em um ritmo que atenda o crescimento acelerado da cidade”. Vitalli lembrou ainda que a Acenm e a CDL mantêm um diálogo constante com a Prefeitura, Unemat e outras instituições acerca deste tema.

Fonte: Prefeitura de Nova Mutum

Mais notícias