O prazo de atualização da condição de estado civil dos titulares selecionados para primeira etapa do Residencial Nico Baracat encerrou no último dia 12. Agora, o departamento de Habitação, da secretaria de Assistência Social, está finalizando o levantamento quantitativo com as informações cadastrais atualizadas desses beneficiários para entregar à Caixa Econômica. Das 886 pessoas selecionadas, 762 permanecem aptas para o conjunto habitacional, algumas não compareceram dentro do prazo, outras desistiram, também houve casos em que o titular mudou de cidade ou faleceu, entre outras situações.

A lista complementar com a relação das famílias já inscritas, que poderão ser selecionadas pela Caixa Econômica para integrar essa primeira etapa do residencial, deve ser publicada no mês que vem. "Os titulares com o nome na lista que não compareceram no departamento para atualizar a condição de estado civil devem ficar de fora do chamamento, somente se a Caixa Econômica constatar que é passível apresentar um novo prazo para eles comparecerem, estenderemos o prazo, mas a princípio vamos trabalhar com novos titulares que forem aprovados", avaliou a coordenadora de Habitação, Cristiane Resplandes. 

A coordenadora informou ainda que alguns dos beneficiados apresentaram alteração de renda e de composição familiar no Cadastro Único no momento da atualização dos dados, nestes casos o processo com toda documentação do titular e família, será enviado para nova análise do Sistema de Tratamento de Arquivos Habitacionais da Caixa Econômica. 

Paralelo a isso, a Prefeitura de Sinop está discutindo, por meio Grupo Institucional do Poder Público (GIP), formado pelas Secretarias municipais, para implantação de equipamentos públicos e serviços para comunidade dentro do empreendimento. “Estão participando as pastas de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Educação, Esporte e Cultura, Planejamento Finanças e Orçamento, Governo e Projetos Estratégicos, Meio Ambiente, Obras e ProdeUrbs. Nós fizemos um plano de ação dentro do GIP, então cada secretaria vai dar encaminhamento na sua demanda para aquela região”, detalhou. 

Cada secretaria ficará responsável por estudar a necessidade dos moradores do conjunto habitacional para levar os serviços da Prefeitura até eles, como a construção de escolas e creches, postos de saúde, iluminação pública e coleta de lixo, bem como estabelecer o comércio próximo ao empreendimento para facilitar a mobilidade das famílias que irão residir naquela região. “A secretaria de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, ficará responsável por fomentar o comércio no local, realizar reuniões com as associações de comerciantes do município e levar mais pontos de comércios para aquela região", completou a coordenadora de Habitação. 

O contato para esclarecimento de dúvidas sobre o conjunto habitacional deve ser feito pelo Whatsapp da pasta de Habitação, no número (66) 9 9989-1634.

Fonte: Assecom

Mais notícias