Sorriso: obra de drenagem no Vila Bela está na fase final
O mês de agosto vai começar com ruas limpinhas, manilhas e caixas de passagem devidamente instaladas embaixo do asfalto novinho, e a expectativa de um período chuvoso sem sustos para os moradores dos bairros Vila Bela e Novos Campos. É que a Prefeitura está executando a fase final da drenagem de cerca de 500 metros na Rua São Francisco de Assis, na região em que ela cruza com as ruas Mamoré, Japurá e Tapajós.
A drenagem teve início em meados de maio e foi executada com mão-de-obra própria. De acordo com estimativa da Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), foram empregados cerca de R$ 2 milhões na empreitada, que deve garantir que a água que desce do céu durante as chuvas possa escoar com fluidez para o sistema de captação, evitando alagamentos.
Novas ações
Assim como na Zona Leste, no Portal Kaiabi também há máquinas e operários trabalhando para executar a drenagem de um trecho de na região entre a Rua Colorado e Rua Rio Arinos, com um total de 170 metros de tubulação a ser implantada.
Ainda antes do início das chuvas deste ano, outra área deve receber ações da Prefeitura: a Avenida Mário Raiter, ali na região próxima ao CTG Recordando os Pagos. Na próxima semana, gestores das secretarias de Obras e Serviços Públicos (Semosp); de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep); de Transportes (Semtra); e de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) reúnem-se para planejar as ações no local, o que vai demandar desvios no trânsito na região, posto que a via é um importante corredor que interliga a cidade de Leste a Oeste.
“É um trabalho que sabemos que gera transtornos, demanda alterações no trânsito, mas é indispensável para promover a melhoria efetiva na drenagem pluvial, evitando alagamentos e erosões”, comenta o secretário de Obras e Serviços Públicos, Milton Geller.
Outras drenagens
Já em agosto do ano passado, outros dois locais também receberam novos canais de drenagem pluvial. No bairro São José, a área recuperada foi de quase 6 mil m². No São Domingos, ali bem próximo ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) São Domingos, a área beneficiada com a intervenção é de 9,6 mil m².
Mais que transformar a paisagem, que era marcada pela erosão e pelo acúmulo de resíduos depositados pela população, a ação vai garantir novos espaços de convivência. Para tanto, entra em cena a Secretaria de Esporte e Lazer (Semel).
No São Domingos, por exemplo, um campo sintético vai permitir a prática esportiva e a diversão de atletas de todas as idades. Já no São José, a área, que já fica pertinho de um campo sintético, vai se tornar um espaço de convivência, com estrutura para que as famílias possam sentar, conversar e viver bons momentos.
Neste lote de drenagens feitas por equipes próprias, a Prefeitura estima um investimento na casa dos R$ 6 milhões.