Na 13.ª edição da Operação Lei Seca, promovida na quarta-feira (15 de junho), 23 pessoas foram presas por estarem arriscando a própria vida, assim como a vida de terceiros, ao conduzir veículos depois de terem ingerido bebida alcoólica.

Além dos 23 condutores detidos, outras seis pessoas também foram flagradas na mesma situação. Destes 29 flagrantes, duas pessoas recusaram o teste do etilômetro. A operação foi realizada na Avenida São Francisco, no bairro São Mateus, Zona Leste de Sorriso.

Quando o volume é igual ou superior a 0,34 mg de álcool por litro de ar alveolar, é considerado crime. Já quando o índice for igual ou inferior a 0,33 mg/l, configura-se somente infração. Nos dois casos, multa de R$ 2.934,70 e suspensão da carteira nacional de habilitação (CNH) por 12 meses. Reincidência em menos de um ano? Multa um tantinho mais salgada: R$ 5.869,40.

Ao todo, foram realizados 120 testes de alcoolemia com o etilômetro passivo, e, a partir destes, 56 com o etilômetro com bucal.  Foram abordados 130 veículos durante a operação, que começou às 22h30 de quarta (15), e foi encerrada às 3h30 de quinta (16), sendo que as abordagens foram feitas até às 00h30 de quinta.

A operação, a exemplo de outras, foi desencadeada  por meio da atuação conjunta entre a Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), via Guarda Municipal de Trânsito (GM); Polícia Militar (PM); Polícia Judiciária Civil (PJC); e Detran; com aval do Gabinete de Gestão Integrada (GGI).

“Mais uma vez, pedimos às pessoas que não se arrisquem a conduzir qualquer tipo de veículo depois de ingerir bebida alcoólica, resguardando assim a  própria saúde, a própria vida, assim como a vida de terceiros que possam vir a ser envolvidos em acidentes”, reforça o secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil, José Carlos Moura.

Fonte: Prefeitura de Sorriso

Mais notícias