Sintep pede que Mirtes se desculpe publicamente por acusações graves aos professores de Sinop
O Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), Subsede de Sinop, emitiu nota de repúdio neste sábado (6) contra as declarações da pré-candidata a prefeita de Sinop, Mirtes Grotta (Novo), e classifica como graves as acusações de que professores promovem uma educação desvirtuada nas salas de aula, e que as escolas são perigosas para as crianças.
"Não podemos aceitar tal descalabro vindo de uma pessoa que provavelmente não conhece o chão da escola. É uma fala perigosa e acintosa, pois coloca como se a Educação Pública não zelasse por seus educandos e educandas, a pretensa pré-candidata, assim como é seu partido político, lamentavelmente começam suas campanhas atacando a Educação Pública e faltando com a verdade sobre o que realmente acontece dentro dos espaços escolares", diz trecho da nota.
Em nota, o Sintep pede uma retratação da candidata, com um pedido de desculpas público aos profissionais da educação pelas ofensas direcionadas aos professores da rede municipal de ensino de Sinop.
A fala de Mirtes que vem causando comoção entre os professores nas redes sociais foi proferida em seu discurso de lançamento de pré-candidatura. “Hoje um dos lugares mais perigosos para os nossos filhos estarem é nas escolas públicas, com uma educação desvirtuada, errada, fora dos princípios da família, querendo fazer uma coisa que não é pra gente se acostumar, que é fora dos princípios de Deus”, disse a pré candidata.
Veja a nota completa:
O SINTEP-MT(Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso), Subsede de Sinop, manifesta veementemente o repúdio pelas declarações proferida pela pré-candidata a prefeita de Sinop pelo partido Novo, Sr.ª Mirtes Eni Leitzke Grotta, mais conhecida como “Mirtes da Transterra”, acerca da Educação Pública no que diz respeito ao seu discurso por afirmar que “Hoje um dos lugares mais perigosos para os nossos filhos estarem é nas escolas públicas, com uma educação desvirtuada, errada, fora dos princípios da família, querendo fazer uma coisa que não é pra gente se acostumar, que é fora dos princípios de Deus”. Publicação do site www.mtfoco.com.br (https://www.mtfoco.com.br/noticias/politica/2024-07-05/mirtes-acusa-professores-de-sinop-de-educacao-desvirtuada-vereador-rebate) no dia 05/07/2024 às 15:02, e também no sitio www.olhardireto.com.br (https://www.olhardireto.com.br/noticias/exibir.asp?id=537404)
Não podemos aceitar tal descalabro vindo de uma pessoa que provavelmente não conhece o chão da escola.
É uma fala perigosa e acintosa, pois coloca como se a Educação Pública não zelasse por seus educandos e educandas, a pretensa pré-candidata, assim como é seu partido político, lamentavelmente começam suas campanhas atacando a Educação Pública e faltando com a verdade sobre o que realmente acontece dentro dos espaços escolares.
Lamentavelmente, a pré-candidata desconhece a responsabilidade dos/as Profissionais da Educação, seus esforços, seus estudos, suas entregas diárias para com seus alunos e alunas.
Alegar que as escolas são “um dos lugares mais perigosos para os estudantes” é uma GRAVE acusação. Para tanto esta instituição exige que a citada candidata venha a público fazer um pedido de desculpas aos Profissionais da Educação deste município pelo desrespeito.
Sinop-MT, 06/07/2024
Direção do Sintep - Subsede Sinop/MT