Sinop terá Workshop de Arborização com curso sobre podas de árvores e palestras
A Prefeitura de Sinop e a União das Entidades de Sinop promoverão, nos dias 24 e 25 deste mês, o II Workshop de Arborização Urbana de Sinop, com o tema “Plano Gestor de Arborização - Saúde e Qualidade de Vida". O evento será na Embrapa Agrossilvipastoril e tem como objetivo, entre outros pontos, promover um ambiente de diálogo e aprendizado, tendo como base o conhecimento técnico e científico.
As inscrições para o evento são gratuitas (podem ser feitas clicando aqui) e durante os dois dias serão realizados cursos, além de palestras com especialistas de Sinop, São Paulo, Rio de Janeiro, Alta Floresta e outros locais, além de representantes da Sociedade Brasileira de Arborização (SBAU.
“Teremos um evento técnico, com uma qualidade importantíssima para que nós possamos melhorar a arborização do nosso município, que é uma temática importante, que a sociedade tem discutido, quer melhorar, então este Workshop trás para nós uma melhora, um aprendizado na questão técnica, mas também uma reflexão da importância da arborização para uma melhor qualidade de vida e na saúde pública”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ivete Mallmann.
O Workshop também visa contribuir para o cumprimento da meta de tornar Sinop a cidade mais arborizada de Mato Grosso até 2030. “Temos que melhorar em muitos aspectos, seja na qualidade ambiental, mas também uma conscientização coletiva da importância dessa arborização”, acrescentou.
O presidente da Comissão de Ampliação da Cobertura Verde da Unesin, Amadeu Rampazzo Junior, reforçou que um dos cursos será sobre podas de árvores em ambientes urbanos. “Como a poda correta deve ser feita na nossa cidade, então a gente convida os podadores a fazerem a inscrição, que terá a maneira correta de como fazer, para que possamos evitar as podas drásticas”, convidou.
Entre outros cursos, ainda haverá sobre os “alinhamentos normativos para arborização urbana do município de Sinop”. A partir destas normativas, a idealização do Plano de Arborização poderá ter início e, além disso, dará condições para atingir a meta estabelecida até 2030.