Termina nesta quarta-feira (05), em Brasília, a 17ª Conferência Nacional de Saúde, realizada pelo Conselho Nacional de Saúde. O tema deste ano é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, que visa despertar a defesa dos princípios básicos do SUS, o Sistema Único de Saúde.

O encontro tem como objetivo debater propostas de políticas públicas de saúde, visando o financiamento, a qualidade e melhorias dos serviços ofertados. Os municípios dos 26 estados e Distrito Federal se prepararam durante as etapas municipal e estadual, e agora participam da conferência nacional, que é considerada o maior evento com participação popular do país.  

O encontro conta com programação extensa, de palestras, grupos de debates, apresentação de propostas com o objetivo de garantir saúde plena e de qualidade para toda a diversidade da população. Para a secretária de saúde, Daniela Galhardo, o evento é extremamente importante pois proporciona melhorias para a gestão municipal. “Debatendo, trocando ideias, e avaliando a saúde a nível municipal, estadual e nacional, conseguimos propor diretrizes para melhorar o acesso dos usuários ao SUS. É através dessas conferências que surgem oportunidades de melhorar os serviços ofertados”, pontuou a secretária.

Mais notícias