Sinop deu início ao projeto piloto da primeira Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Corpo de Bombeiros Militar, em Mato Grosso, nesta terça-feira (05.07). A secretária Municipal de Saúde, Daniela Galhardo, explica que o objetivo é otimizar os atendimentos emergenciais ao pacientes do município.

No novo sistema de regulação de atendimento pré-hospitalar móvel profissionais da saúde do município (entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) integram as equipes do Corpo de Bombeiros Militar, atuando nas viaturas de resgates, com objetivo de aprimorar os atendimentos em ocorrências. Entre os procedimentos realizados estão administração de medicamentos, intubação, análise clínica da vítima, verificando quais as possibilidades de tratamento no ambiente intra-hospitalar.

“O médico na regulação em parceria com o Corpo de Bombeiros aumenta a sobrevida de pacientes vítimas de acidente ou atendimentos clínicos de pacientes que passam mal em casa. Ele liga para o Corpo de Bombeiros e fala com um médico. Essa regulação trará um ganho muito grande para nossa cidade”, explicou a secretária.

A nova Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar Móvel do Corpo de Bombeiros Militar foi implementada no município por meio de uma parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sinop, em ação conjunta com o 4º Batalhão de Bombeiros Militar.

O projeto terá vigência de 60 meses e é pioneiro em Mato Grosso. O secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante acredita que a iniciativa será referência para outras cidades. “Tenho certeza que vai servir de paradigma e de modelo para todas as regionais do Estado de Mato Grosso e, quem sabe, para outras unidades da federação”, pontuou Bustamante.

Antes de ser inaugurada a nova central os profissionais de saúde passaram por treinamento teórico e estágio prático com os militares. E com o início dos atendimentos o novo sistema funciona do seguinte modo: as chamadas de emergências são recebidas através da Centro de Operações de Bombeiro, triadas pelo militar e repassadas ao Médico (a) Regulador (a), que definirá o suporte a ser encaminhado e posteriormente a unidade hospitalar para qual o paciente será regulado.

As equipes também prestarão apoio nos atendimentos de ocorrências mais específicas como salvamento terrestre, em espaços confinados, salvamento veicular entre outros por meio do Auto Salvamento Avançado (ASA).

Fonte: Assessoria da Prefeitura

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias