Sinop apresentará cases de sucesso e fomento ao turismo local durante a FIT Pantanal
O município de Sinop, teve quatro projetos turísticos selecionados como cases de sucesso no turismo de Mato Grosso, através da organização da Feira Internacional de Turismo do Pantanal e Governo do Estado. Os projetos serão apresentados no dia 30 de maio, durante a Conexão FIT, com a finalidade de disseminar as boas práticas que fazem, ou fizeram, a diferença no turismo mato-grossense nas mais diversas áreas.
Os quatro projetos sinopenses selecionados foram: Empreenda Artesão, que tem o objetivo de fortalecer o artesanato local, ofertando, aos artesãos, cursos de qualificação nas mais diversas áreas como, contabilidade, precificação, mídias sociais, criação e divulgação da marca. Além, claro, de profissionalizar a atividade, ampliar o acesso ao mercado e o fomentar o desenvolvimento econômico local.
Aliado À ação de profissionalizar o artesão, está o Selo do Artesanato Local, que nasceu para criar uma identidade para o artesanato produzido em Sinop. “O artesanato, nas suas mais diversas expressões, faz parte da experiência dos turistas, independente do objetivo da viagem, negócios, eventos, ecoturismo. Quando nós oferecemos uma identidade para nosso artesanato, nós estamos fomentando e associando o artesanato ao produto turístico local” explica a turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas.
Outro projeto selecionado, o Programa “Eu Conheço Sinop”, ofertou treinamento para 50 motoristas de aplicativos, taxistas e motoristas de transportes turísticos. Seu foco é desenvolver a excelência e a qualidade do atendimento aos visitantes que chegam a Sinop, bem como a divulgação dos atrativos turísticos e informações gerais sobre o município.Os participantes receberam certificado e tiveram seus veículos identificados com a marca do programa.
O Banho Assistido na praia do Cortado, aconteceu durante o Festival de Praia de 2023. Lá, foi ofertado uma estrutura com rampas de acesso, esteiras em deck e banheiros acessíveis para receber pessoas com mobilidade reduzida. “Além de adaptarmos o local para acessibilidade, também foi disponibilizado cadeiras anfíbias para o banho de rio”, pontua a turismóloga ao complementar que a ação teve o acompanhamento técnico de assistentes sociais e acadêmicos dos cursos de educação física e fisioterapia. “Esse conjunto de ações teve como objetivo promover a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida à atividade turística, permitindo o alcance e a utilização do espaço com segurança”, ilustra.
O último projeto, “Caminhos do Rio” foi desenvolvido em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa] e o Instituto Ecótono [IEco], uma instituição sem fins lucrativos. O programa visa a contemplação de primatas e surgiu da necessidade de aumentar o habitat de quatro dessas espécies amazônicos ameaçados de extinção, bem como implementar o turismo de base comunitária para a observação de fauna no assentamento Wesley Manoel dos Santos [Gleba Mercedes], fortalecendo o turismo na região.
A turismóloga destaca, ainda, que o papel do Poder Público é, justamente, trabalhar Políticas Públicas que possibilitem o fortalecimento e o desenvolvimento de toda cadeia do turismo. “Sinop avançou muito no turismo, nos últimos anos, com ações como a Lei e o Decreto que regulamentou a atividade de condutor de turismo local, qualificação profissional com o curso condutor de pesca esportiva, o empreenda artesão, com a elaboração do plano municipal de turismo e o inventário de oferta turística, o mapeamento e cadastramento de atrativos turísticos, retomada de grandes eventos geradores de fluxo turístico como o Torneio de Pesca e Festival de Praia, que integram o calendário das festividades do aniversário da cidade, além da formatação de novos produtos turísticos em parceria com o Sebrae.
Viegas enfatiza, também, que ter quatro projetos selecionados como cases de sucesso demonstram o constante crescimento do município no setor e o planejamento à curto, médio e longo prazo para o turismo sinopense.
A Feira Internacional de Turismo do Pantanal, acontecerá na capital, Cuiabá, de 30 de maio a 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, e proporcionará uma programação com diversas atrações que ocorrerão de forma simultânea. O evento realizado pelo Sistema Fecomércio-MT e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT), contará com extensa programação, que inclui atividades para interessados em aprimorar e adquirir novos conhecimentos com os temas relacionados ao turismo, capacitações, mesas redondas, palestras, workshops, painéis, oficinas e audiência pública.