Até esta segunda-feira, 23 de março, Sinop registrou 14 casos suspeitos de coronavírus. Inicialmente, 15 tinham sido notificados, mas um deles já foi descartado após exames no Laboratório Central do Estado de Mato Grosso (Lacen-MT), em Cuiabá. A cidade mantém a situação de nenhuma confirmação da doença até o momento. As informações constam em relatório técnico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde.

No início da noite desta segunda-feira (23), a prefeita Rosana Martinelli, o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, e o secretário Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Astério Gomes, falaram sobre os números em entrevista coletiva concedida via internet.

Conforme o secretário Municipal de Saúde, Kristian Barros, os casos suspeitos foram registrados tanto no sistema público quanto privado. “Já tivemos uma boa notícia da negativação de um dos casos. Agora, aguardamos os resultados dos exames encaminhados Lacen. Em situação normal, isso ocorreria em cerca de dez dias, mas com o aumento da demanda e ainda com o prazo da contraprova, quando necessária, que é feito em São Paulo, esse prazo se estende”, salientou.

O gestor falou, ainda, sobre a atuação da Prefeitura no sentido de manter a transparência com a população sinopense, informando a cada novidade relacionada ao coronavírus. “Felizmente, não temos casos confirmados, mas estamos muito atentos e trabalhando para registrar tudo que for possível para manter a população informada e com informações corretas, verdadeiras, sempre!”, salientou, garantindo, ainda, que os pacientes estão sendo acompanhados de perto, o tempo todo.

Em Mato Grosso, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), até o final do dia de hoje (23), seis casos foram confirmados e 210 suspeitos contabilizados. Os positivos estão em Cuiabá (05) e Várzea Grande (01).

PLANO DE AÇÃO

Desde o agravamento do cenário mundial acerca do coronavírus, a Prefeitura de Sinop vem instituindo medidas preventivas e com foco na preservação da vida. Um decreto publicado pela prefeita Rosana Martinelli instituiu o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus, formado por secretarias municipais diversas e voltado à implementação de planos de trabalho e medidas de enfrentamento. 

A prefeita voltou a frisar hoje, durante entrevista coletiva, a importância de a população agir com consciência e responsabilidade, aderindo às medidas instituídas, principalmente, a de isolamento social. “Tivemos de adotar medidas drásticas, mas necessárias, com o objetivo comum e único de proteger vidas. Não estamos escondendo nada da população, por isso estamos aqui. E fazemos um apelo a cada cidadão sinopense, em nome de todos os servidores das áreas essenciais, que estão trabalhando e se dedicando para garantir a segurança e saúde de todos nós, por favor, fiquem em casa”, ressaltou Rosana.

Os próximos dez dias, conforme previsão do Ministério da Saúde, serão de alto pico de contágio em todo o Brasil, por isso é extremamente importante respeitar o pedido de isolamento social, saindo de casa somente em caso de extrema urgência. “Sabemos que essas medidas impactam a vida de todos, mas se não mantermos distância social, se não evitarmos aglomerações, não poderemos evitar que o contágio também se alastre em Sinop. Vamos lutar para que nossa cidade fique protegida do vírus, não queremos a população afetada de maneira nenhuma. Esse é um momento importante para colaborarmos com a vida de todos”.

GRUPO DE TRABALHO

Compõem o Gabinete de Situação de Enfrentamento ao Coronavírus a prefeita de Sinop, Rosana Martinelli; o secretário  Municipal de Saúde, Kristian Barros; o secretário Municipal de Planejamento, Finanças e  Orçamento, Astério Gomes; a secretária Municipal de Educação, Esporte e Cultura, Veridiana Paganotti; o secretário Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos, Hermann Friederich; a secretária Municipal de Administração, Marilene Savi; e o Procurador Geral Municipal, Ivan Schneider.

Medidas anunciadas até esta sexta-feira, 20 de março:

ECONOMIA

- Pagamentos da 1ª parcela ou cota única de IPTU e Taxa de Lixo prorrogados para 20 de junho de 2020. As demais parcelas serão programadas para os próximos 30 dias subsequentes.  

- Suspensão de licença pelos próximos 30 dias para eventos que registrem aglomeração de pessoas em local aberto e fechado.

 

ÁGUA E ENERGIA

- Pedido de suspensão nos cortes de água e luz, por 90 dias, às concessionárias de água e energia elétrica.

 

SINE

- Seguindo determinação estadual, limitação no quantitativo grupal de pessoas atendidas pelo Serviço, no Ganha Tempo, para evitar aglomeração. 

 

SAÚDE

- Ampliação de leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

- Ampliação dos canais para atendimentos a pessoas com suspeitas de COVID-19. Se apresentar tosse, febre e dificuldades para respirar e apresenta histórico de viagem ao exterior ou outros Estados com registro de casos, ligue para o número 66 99995-1782 (das 7h às 19h) ou o 66 99215-5730 (das 19h às 7h).

- Instituição de um canal oficial para atendimento de casos suspeitos, por pacientes que apresentem sintomas.

- Criação de Posto de Coleta para atendimento de pacientes com suspeita. 

- Capacitação dos servidores da saúde para atuar em situações de natureza Covid-19.
- Suspensão de viagens de servidores públicos para cursos de capacitação/qualificação fora do município.


 TRANSPORTE PÚBLICO

- Determinada desinfecção de ônibus usados no transporte coletivo de passageiros dentro de Sinop, bem como ônibus de empresas para transporte de seus funcionários.

 

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

- Dispensa de licitação para a compra de produtos da saúde, conforme portaria do Governo do Estado de Mato Grosso e União.

RODOVIÁRIA/AEROPORTO

- Permanente monitoramento de passageiros que chegam ao município. Campanhas pedagógicas para alertar, informar e conscientizar cidadão acerca de sintomas.

 

RESTAURANTE POPULAR

- A comida ofertada pelo Restaurante Popular Dulce Ana Garcia passa a ser entregue aos moradores em marmitas, a partir da segunda-feira, 23 de março. O valor se mantém em R$ 4,39. Será permitido, apenas, uma marmita por pessoa.

 

EDUCAÇÃO/ESPORTE/CULTURA
- Seguindo o decreto estadual, a Rede Municipal antecipa o recesso escolar discente e docente para o período de 23 de março a 05 de abril; apenas a Secretaria Municipal de Educação funcionará.

- Suspensão de atividades realizadas em projetos de iniciação esportiva no município (escolinhas) e projetos diversos nessa área.

- Suspensão de campeonatos com aglomeração de público, a exemplo das copas de futsal já em andamento São Cristóvão, Boa Esperança, Primaveras e Pasinha Feminina.

- Suspensão de viagens de atletas para competições fora da cidade de Sinop por 30 dias. 

 - Suspensão das aulas em projetos culturais ministrados pela Escola Municipal de Artes, no intervalo previamente definido.

 

PROCON
- Atuação do Procon no que se refere a possíveis cobranças abusivas de produtos.

 

CENTROS DE CONVIVÊNCIA

- Suspensão das atividades nos centros de convivência, como Clube dos Idosos, de eventos que registrem aglomeração. 

Fonte: prefeitura de sinop

Mais notícias