O Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado do Mato Grosso (Sindusmad) fez um ato solene hoje (25), às 07h30, para a apresentação da reforma e revitalização da fachada do sindicato. Respeitando os protocolos de biossegurança, e com objetivo de evitar aglomerações, estiveram presentes apenas membrosda diretoria, equipe técnica e a arquiteta e urbanista que assinou o projeto retrofit, Barbara Carraro.

A madeira, símbolo do sindicato e matéria prima do setor de base florestal, teve destaque no projeto com toque contemporâneo. Segundo Barbara Carraro, a ideia era reformar, mas sem transformar muito a fachada que é referência histórica na cidade. "Nosso destaque principal é a madeira. A idéia foi fazer uma entrada bem marcada onde convidasse as pessoas a entrar e que ficasse bem imponente e atraísse o olhar para a entrada principal", informou.

A arquiteta explicou a combinação dos elementos que compõem o novo visual da "Casa do Madeireiro". "Utilizamos a madeira de diversas formas. Tem o deck todo reformado que ficou com aspecto bem natural porque utilizamos um material para não mudar a tonalidade da madeira, mas que apenas valorizasse ela.  O pergolado trabalhamos com vigas bem grandonas e com ripadinho que é algo bem tendência de forma bem diferenciada na horizontal e na vertical, fizemos uma brincadeira para não deixar comum. O pergolado, que ao mesmo tempo protege a fachada com relação a entrada de sol e chuva também valorizou a entrada, trouxe uma imponência na fachada. A madeira é um material muito versátil, esteticamente fica muito legal e bonita, traz conforto e a idéia de mais rusticidade que é pegada do Sindusmad".

Inaugurada em 2004, a sede do Sindusmad não tinha passado por nenhuma reforma estruturante significativa apenas de manutenção. Para o diretor executivo do Sindusmad Felliphe Marinho a revitalização teve como objetivo trazer uma fachada um pouco mais moderna e contou com a participação dos empresários associados. "Apresentamos para a Bárbara que o projeto deveria trazer modernidade a fachada, mas manter a estrutura do prédio e conservar sua originalidade. Este objetivo foi alcançado. A fachada está linda e revela a nossa história. Além disso, esta reforma demostrou mais uma vez, que os empresários associados se unem em prol do coletivo. O prédio do Sindusmad foi construído a partir da contribuição dos associados, e esta união se fortaleceu, visto que, muitos se mostraram participativos nesta revitalização, que vai valorizar ainda mais o sindicato”, reforçou.

Fonte: Sindusmad

Mais notícias