A 3° edição do Programa de Pré-Aposentadoria “Ativos na Aposentadoria” encerrou hoje (08) com a palestra "Emotividade”. Em 2023, mais de 50 servidores passaram por este preparo que aborda os seguintes temas: Emotividade, Educação Financeira e Educação Previdenciária, com o intuito de auxiliar os servidores ativos prestes a se aposentar sobre o entendimento do processo de adaptação da vida laboral para a inatividade e informá-los sobre seus direitos e deveres.

A analista previdenciária em psicologia, Rubhia Leal Pedrotti que ministrou a roda de conversa com o tema emotividade reforçou sobre a relevância do projeto na vida do servidor ativo. “O ato de aposentar necessita de um planejamento emocional, pois há sentimentos de perdas e ganhos que podem remeter conflitos. Neste sentido, a aposentadoria revela uma ambivalência, pois ao mesmo tempo em que é uma conquista é uma mudança da própria identidade, com o fim da vida profissional, é necessário ressignificar a vida social, a referência na profissão, os compromissos, os horários, entre outros aspectos. A palestra vem para conscientizar os servidores que a preparação emocional é fundamental para que a aposentadoria seja desfrutada saudavelmente”, enfatizou.

Para o servidor Getúlio Aparecido Coutinho as palestras tiveram um peso significativo e esclarecedor. “Todos os assuntos vieram de encontro com muitas dúvidas. Agora temos noção do que é a aposentadoria. Cada palestra foi um momento importante que veio para somar e me sinto realmente preparado, com a mente em alerta, consciente do que pode acontecer. Ficar prevenido é bem melhor”, completou.

Já o servidor José Ramos da Cruz Gomes destacou a importância da participação dos servidores no programa de pré-aposentadoria. “É nossa obrigação participar dessas palestras. Estamos quase nos aposentando e é interessante ouvir essas informações. Eu estou bem orientado, muito mais atento no que devo fazer e vou zelar pelo que é meu. Para os colegas deixo um recado. Venham participar das palestras, não deixem para a última hora, a aposentadoria tem que ser planejada”, concluiu.

Mais notícias