Será investido cerca de 14 milhões em pavimentação asfáltica
Ação, que abrangerá vários pontos, será por meio de licitação
O secretário da Cidade, Ednilson Oliveira, encaminhou nesta quinta-feira (2 de fevereiro), ao Departamento de Licitação o processo para contratar empresas para o serviço recuperação asfáltica, tanto com concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) quanto com Microrrevestimento Asfáltico a Frio (MRAF).
Ao todo, a Prefeitura deve investir mais de R$ 14 milhões no processo para revitalizar o pavimento de ruas e avenidas. Bem na exatidão, o orçamento elaborado pela equipe técnica da Semcid estima que serão necessários R$ 14.690.009,57 para recuperar 194.477,70 m² de ruas e avenidas usando o CBUQ (o asfalto quente), e 186.065,25 m² usando MRAF (o asfalto frio).
A ação contemplará vias dos bairros União, Parque Universitário, Pinheiros I e III, Terra Brasil, Jardim Bela Vista, Bela Vista, Jardim Carolina, Serra Dourada, Topázio, Jardim Amazônia, Jardim Aurora, Jardim Itália, Jardim das Américas, Centro-Norte, Santa Bárbara, Parque Felicidade, Centro-Sul, Jardim Alvorada, Village, Recanto dos Pássaros, Florais da Mata, Copenhagen, Green Park, Rota do Sol, Santa Clara, Industrial, São Mateus, Nova Aliança, Boa Esperança e Morada do Bosque.
“Nossa equipe avaliou cada ponto e determinou que tipo de material deve ser utilizado de acordo com a situação de cada via” explicou o secretário, detalhando que o MRAF geralmente é usado pra proteção e rejuvenescimento superficial do pavimento, em vias somente desgastadas pelo tráfego e pelo tempo. “Já o CBUQ é mais pra restaurar mesmo, quando o asfalto apresenta danos mais severos, com muitos buracos, por exemplo”.
Mas engana-se quem pensa que o trabalho para garantir vias em bom estado de conservação é feito somente por empresas licitadas. Com duas equipes próprias, via Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Semosp), a Prefeitura também segue com o trabalho de tapa-buracos utilizando MRAF.
Nesta semana, por exemplo, o serviço está sendo feito nas regiões do Santa Clara e do Centro. “Além do MRAF, também pretendemos adquirir os equipamentos que permitam a utilização do CBUQ”, antecipa o secretário Milton Geller.
“Estamos atentos, sabemos do desafio que é manter nossa malha viária sempre em boas condições e buscamos cumprir essa meta com equipes próprias e também terceirizadas, porque ter asfalto em dia é mais saúde para a população, mais conforto, e, principalmente, mais segurança”, pontua o prefeito Ari Lafin, que analisou a documentação encaminhada à Licitação.