Durante encontro entre autoridades municipais, estaduais e federais, na sede da Promotoria de Justiça, nesta terça-feira, dia 19, para discutir novas estratégias de combate à dengue em Sinop, o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, fez elogios à gestão da prefeita Rosana Martinelli. Figueiredo a iniciativa da gestora em solicitar a articulação dos diferentes governos para enfrentar a doença, bem como a preocupação demonstrada para com a população do município.

“O Mato Grosso é um ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. O clima aqui é quente, úmido, chove muito, então, chega essa época e o Estado tem uma das maiores incidências do Aedes no país e isso se estende à quase todos os municípios. Tem município no Mato Grosso que tem o número de infestação predial quase o dobro de Sinop e nós não estamos notando nesses municípios a mesma preocupação que Sinop teve até aqui. Portanto, essa é uma missão para todos os gestores do estado, para que façam a tarefa de casa. Por isso, neste momento, tem que ter enfrentamento nos 141 municípios do Estado”, alerta o secretário.

Conforme a prefeita Rosana Martinelli, todas as medidas necessárias estão sendo tomadas para a redução dos índices da doença em Sinop. “Assim que eu fiquei sabendo o que estava acontecendo eu já tomei as primeiras providências comunicando a população, porque o poder público sozinho não consegue realizar todas as medidas necessárias. Nós fomos os primeiros no Estado a comunicar e pedir ajuda, pois estamos combatendo o problema de frente, com transparência, para que não surjam mais casos. E, mesmo a cidade ficando em evidência, nós vamos continuar alertando a população porque a nossa maior preocupação é salvar vidas, nossa preocupação é a saúde do povo”, garantiu Martinelli.

AÇÃO NOVA

A Prefeitura de Sinop, por meio de várias secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e seus voluntários iniciarão, nesta quarta-feira, dia 19, uma mega operação no Jardim Jequitibás onde os agentes de endemias tiveram uma alta recusa e encontraram muitas casas fechadas. A ação será realizada em horário diferenciado na busca de encontrar os moradores em suas residências, das 11h às 13h. No sábado (22), a operação será durante todo o dia, no Jardim das Violetas.

MUTIRÃO CONTRA A DENGUE

Desde o início de janeiro a Prefeitura de Sinop, por meio de diversas ações conjuntas das secretarias municipais e com várias frentes de trabalho, tem executado o mutirão contra a dengue no município. Em 30 dias, mais de 48 bairros foram visitados pelas equipes de combate a endemias (agentes de saúde e agentes de endemias), com o reforço de mais 60 novos agentes contratados por determinação da prefeita Rosana Martineli.

Ainda nesse primeiro período de trabalho, (13 de janeiro a 12 de fevereiro), 25.517 imóveis foram vistoriados e, desses, 920 estavam com foco do mosquito, sendo que 492 receberam tratamento com larvicidas. Já foram emitidas 107 notificações e onze multas imediatas.

A preocupação do município é quanto ao número de residências fechadas, mais de dez mil (10.917) casas, sendo que em algumas houve ainda a recusa do morador para a inspeção.

Em conjunto com as ações dos agentes e apoio da Obras, já foram coletadas mais de 50 caçambas de lixo retiradas dos quintais domiciliares e em 15 bairros de Sinop o mutirão foi realizado com apoio da prefeitura e parceria dos próprios moradores.

As limpezas de áreas públicas institucionais sob sua responsabilidade das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico já foi realizada em 90% do município, além das multas emitidas para proprietários de terrenos particulares que estão sujos. As equipes da Obra têm mantido uma média de 25 bocas de lobo limpas por mês, troca de mais de 60 tampas de bueiros que estavam quebradas e recolhimento de todo o lixo e entulhos descartados irregularmente nos valetões.

Os canais de denúncias, também, não param. Somente pelo aplicativo Se Liga Sinop recebemos, neste período, 1.292 ocorrências. Em caso de terrenos particulares, o município atuará de forma intensiva, apoiado na lei municipal que estabelece as condutas e diretrizes de meio ambiente, prevendo penalidades em caso de sujeira.

ATENDIMENTO MÉDICO

Por determinação da prefeita Rosana, foi estabelecido o horário estendido de atendimento em sete postos de saúde, o Violetas fica aberto de segunda a sábado, das 7h às 22h, e os postos Sabrina, Jacarandás, Maria Vindilina II, Menino Jesus, Primaveras e Oliveiras, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Com soroteriapia para casos de suspeita da doença e coleta e resultado de exames na própria unidade básica.

O atendimento ao público com suspeita de dengue está sendo de forma contínua e em livre demanda e, se houver a necessidade, o paciente já deve receber, no posto a hidratação com soro.

DENÚNCIAS

A Prefeitura de Sinop conta, também, com o apoio da sociedade para a realização de denúncias de imóveis e locais com suspeita de entulho acumulado e foco de dengue, por meio do aplicativo Se Liga Sinop.

Fonte: prefeitura de sinop

Mais notícias