A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano intensificou esta semana os trabalhos de abordagem e orientação sobre a importância do cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em relação ao uso adequado e correto das vias públicas, principalmente em relação ao transporte de carga à granel. A atividade integra o cronograma de ações da Semana Nacional de Trânsito celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro.

De acordo com o código, transportar carga sem a devida proteção da carroceria, é classificado como infração gravíssima e pode render ao condutor uma multa no valor de R$ 293,47 e ainda ter o veículo retido. O diretor do Departamento de Educação para o Trânsito, Benhur Carvalho, explica que apesar de ser bastante comum visualizar esse tipo de comportamento nas vias públicas, a prática é bastante arriscada e perigosa para coletividade.

“Esse material e podemos citar aqui poda de árvores, cavaco, serragem entre outros, ao ser transportado sem a devida proteção pode acabar caindo em vias públicas durante o movimento do veículo. Esse objeto pode provocar desde um acidente leve até uma ocorrência grave, se porventura vier a atingir um motociclista, ciclista ou pedestre. Um material arremessado com velocidade pode romper o para-brisa e atingir o motorista que estiver trafegando atrás desse”, explicou.

Carvalho acrescentou ainda que esta semana, as ações de abordagem consiste em uma ação educativa para o trânsito e portanto nenhuma multa será aplicada, mas pede a colaboração da população no cumprimento das regras e leis de trânsito. “Cumprir o código é promover o respeito e a segurança coletiva dos usuários das vias públicas”, disse ele.

Todo veículo que transporta areia, pedras, tijolos, entulhos, garrafas, pó de serra ou qualquer outro material, somente deverá transitar em ruas, avenidas, estradas, rodovias e afins se estiver com a carroceria coberta por lona ou algum material similar.

A pasta informou ainda que outras ações no mesmo sentido são executadas em toda a cidade com o objetivo de conscientizar a população sobre estacionar veículos em vagas correspondentes, usar os dispositivos de segurança durante o uso dos carros e motos, bem como no respeito às sinalizações de trânsito.

Fonte: Prefeitura de Sinop

Mais notícias