Secretaria implanta mais de 76,5 mil metros de sinalização viária no primeiro semestre
Nesse primeiro semestre do ano, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano realizou 76.587 metros de sinalização horizontal (que consiste na pintura do pavimento asfáltico), 305 unidades de faixas de pedestres e a demarcação de 97 vagas de estacionamento exclusivo para idoso, escolar, curta duração e Pessoas com Necessidades Especiais (PNE) conforme especificações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Também foram instaladas e/ou substituídas 1.237 unidades de placas de sinalização vertical e criadas 42 unidades de sonorizadores. Esse, edificado em substituição imediata da fiscalização eletrônica (radar) e atende as determinações da Resolução 601 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
O secretário da pasta, major Joubert Sacramento, ressalta que a preocupação da gestão, nestes primeiros seis meses, foi focar nas ações de conscientização e educação para o trânsito com a finalidade de mudar a cultura de tráfego da cidade e reduzir os índices de imprudências e acidentes no trânsito.
“Ao longo desse semestre mobilizamos todos os setores da secretaria com a finalidade de promover ações que pudessem conscientizar e educar a população sobre a uso correto do trânsito. O objetivo foi reduzir o número de imprudências ao trafegar pelas ruas e avenidas e, consequentemente, diminuir o número de acidentes. As sinalizações fazem parte desse processo e por isso o departamento de engenharia intensificou os trabalhos nesse primeiro semestre, mas ressaltamos que o trabalho continua ao longo de todo o ano”, comentou.
De acordo com o CTB os sinais de trânsito servem para organizar o tráfego e garantir a segurança dos usuários, seja pedestres, ciclistas, motociclistas ou condutores de automóveis.
Você sabia?
As placas de trânsito são utilizadas para indicar direção, localização, pontos de interesse turísticos ou para transmitir mensagens educativas. Já as sinalizações horizontais, são classificadas por cor, sendo quatro no total, e, possuem suas especificações próprias.
As pinturas em cor branca são utilizadas para sinalizar faixas de pedestres, demarcar fluxo do mesmo sentido e em pinturas de símbolos. As amarelas para indicar a proibição de estacionar ou parar, fluxo de sentido oposto e obstáculos. A cor azul para áreas de embarque e desembarque e de estacionamento de pessoas com deficiência física e a vermelha para demarcar ciclovias, ciclofaixas, farmácias e hospitais.
Atendimentos
Ao todo foram realizados 8.798 atendimentos divididos entre os serviços prestados pela pasta. A recepção aparece em primeiro lugar com 4.203 atendimentos e setor de serviços de conversão de multas em advertências, Defesa de Autuação e Recursos Jari, registrou 3.807 procuras. Em terceiro aparece o setor de cadastramento de motoristas de aplicativo com 292 atendimentos.
Leia também:
Secretaria realiza simulação em cruzamento para redução do índice de acidente
Trânsito apresenta projeto de adequação viária na região do viaduto central