Equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Corpo de Bombeiros e brigadistas combateram princípio de incêndio, ontem à noite e hoje no início da manhã, na Reserva R-11, no Parque Natural Municipal Florestal de Sinop. Os primeiros focos foram registrados por volta das 22h30 e numa união de esforços foram imediatamente controlados.

“Rapidamente atuamos nesse local, com apoio dos bombeiros militares, brigadistas, empregamos nossos veículos e o incêndio foi combatido. Fizemos o aceiro, no entanto, hoje, por volta das 5h30, um novo princípio foi registrado e novamente as equipes foram empenhadas para combater”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edilson Rocha.

As chamas atingiram uma área da reserva nas proximidades da Rua das Avencas. As causas e circunstâncias ainda serão investigadas. “O que chama atenção é que as chamas atingiram uma área no meio da reserva, um local até de difícil acesso. Agora as autoridades irão apurar como iniciou”, acrescentou o secretário.

Ainda segundo o responsável pela pasta, a segurança será reforçada no local. “Iremos disponibilizar uma motocicleta para que sejam realizadas rondas noturnas no Parque. Também fizemos aceiro na parte de trás, para que consigamos entrar com o caminhão com mais facilidade caso haja necessidade”.

Hoje, equipes da Secretaria, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso percorrerão as trilhas do Parque para verificar se algum animal ficou ferido. A área atingida ainda será levantada.

Há cerca de 4 anos não havia registro de incêndio nas reservas do Parque.

Investimentos e estrutura reforçada

Para reforçar a estrutura de combate a incêndios, a Prefeitura adquiriu, recentemente, um caminhão pipa e uma pá carregadeira, que estão à disposição para os serviços relacionados a incêndios. A Secretaria de Meio Ambiente também conta com tratores, que são empregados caso haja necessidade.

Ainda para reforçar os serviços, este ano, a Prefeitura contratou 10 brigadistas, que atuarão até 1º de outubro. Ainda houve intensificação da Jornada Delegada, instituída através da Lei Municipal 2.972/2021, que permite que bombeiros militares, em seus horários de folga, atuem em ações de combate a incêndio, fortalecendo a estrutura.

Sinop ainda conta com o Comitê de Gestão do Fogo, formado pela Prefeitura de Sinop, por meio da pasta de Meio Ambiente, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Polícias Militar, Judiciária Civil e Rodoviária Federal, Ministério Público, Marinha do Brasil e Guarda Civil Municipal.

Mais notícias