Neste último final de semana, a Secretaria de Saúde realizou um mutirão de consultas. No sábado, 09, médicos cirurgiões ginecológicos e de outras especialidades clínicas e cirúrgicas, realizaram cerca de 200 consultas previamente agendadas em que as pacientes passaram por nova avaliação clínica e já saíram com encaminhamento para a realização de exames de risco cirúrgico, um protocolo médico exigido para a realização de qualquer tipo de cirurgia, e que leva em consideração fator de coagulação sanguínea, saúde do coração, pressão arterial, entre outros fatores que influenciam, diretamente, na questão da anestesia e o procedimento cirúrgico em si.
 
Além das consultas ginecológicas (89), também foram feitas outras 39 consultas cardiológicas, das 60 programadas, 24 na área urológica, bem como 47 testes da orelhinha em bebês recém nascidos no município. Totalizando, assim, 199 atendimentos, somente no sábado.
 
Tanto as consultas com especialistas médicos, os exames, quanto os procedimentos cirúrgicos, serão realizados e custeados por meio do Consórcio Intermunicipal Vale do Teles Pires, a partir de emenda impositiva liberada por alguns vereadores para o orçamento de 2021. Valores e iniciativa que contemplarão, inclusive, pacientes que aguardam por cirurgia desde 2018.
 
Outros mutirões de consultas pré-operatórios já foram realizados. No início do mês de novembro, 129 pacientes foram atendidos para consulta de retorno de cirurgia oftalmológica (catarata) realizadas na segunda quinzena do mês de julho.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Mais notícias