A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental, emite nesta um alerta epidemiológico sobre a dengue. Os dados epidemiológicos apontam para um aumento de casos de notificações de dengue.

Em tempos de chuvas, que propicia facilidade de acúmulo de água, Vigilância Ambiental, alerta para a alta dos índices de Dengue, Zika e Chinkungunya. Em 2021, no período entre os meses de janeiro e novembro, foram registradas 1739 notificação, neste mesmo período de 2022, foram registradas 1068. Os registros ainda sofrem alterações por dificuldades enfrentadas pelas Agentes Comunitárias de Endemias (ACE) para visitas domiciliares e vistorias em quintais.

Os registros apontam que chega a 68,46% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti encontrados em lixo doméstico nos quintais que foram vistoriados. Até novembro foram tratados e eliminados 78.107 recipientes com foco de larva.

“A dengue é uma doença sazonal, ou seja, que tem maior incidência em determinada época do ano. Estamos no período crítico para o crescimento do número de casos”, apontou o coordenador da Vigilância Ambiental, Edson Rodrigues.

 

Confira 10 dicas para combater o Aedes:

  1. Não deixe água parada;
  2. Mantenha as calhas limpas;
  3. Não acumule água em vasos de plantas;
  4. Guarde garrafas e baldes virados para baixo;
  5. Coloque telas nos ralos;
  6. Mantenha caixas d'água tapadas;
  7. Guarde pneus em local coberto;
  8. Troque diariamente a água de bebedouros de animais;
  9. Mantenha sacos de lixo bem fechados;
  10. Não deixe acumular água na caixa do ar-condicionado.

Fonte: Diretoria de Comunicação

FOTOS DA NOTÍCIA Clique na foto para abrir

Mais notícias