SECRETARIA DE SAÚDE DE COLÍDER INICIA VACINAÇÃO CONTRA INFLUENZA
Nesta quarta-feira (12/04) a Prefeitura de Colíder, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, inicia a 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra o vírus da Influenza. A vacina será disponibilizada ao público-alvo da primeira etapa em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Nesta primeira etapa, estão aptos a se vacinar contra a influenza, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, professores, povos indígenas, pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente.
Segundo a Secretaria de Saúde de Colíder, estamos na época do ano em que ocorre aumento nos casos de doenças respiratórias, principalmente gripe, e a Campanha Nacional de Vacinação tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza na população alvo para a vacinação. Para esta etapa a Secretaria de Saúde de Colíder recebeu 3.400 doses.
Conforme o boletim InfoGripe da Fiocruz, apontou que Mato Grosso está entre os 18 estados que apresentam sinal de crescimento de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) na tendência de longo prazo. Por esse motivo o setor de Vacinação de Colíder reforça que a vacina previne as formas graves da doença.
O vírus
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório com grande potencial de transmissão responsável por elevadas taxas de hospitalização em todo o Brasil. Dentre as variantes, influenza A e B são as principais causadoras de epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável por grandes pandemias. Dentre os subtipos do vírus influenza A, atualmente o H1N1 e o H3N2 são os que circulam de maneira sazonal e infectam humanos.
A Secretaria da Saúde alerta para os principais sintomas da gripe: são febre, tosse, dor na garganta, no corpo e na cabeça. “É muito importante que todas as pessoas com sintomas gripais procurem a unidade de saúde mais próxima para serem testadas e medicadas”, orienta o secretário municipal de Saúde, Franciano Perego.