Na tarde da última terça-feira (10/08), a Secretaria de Meio Ambiente de Nova Ubiratã, em parceria com uma equipe Corpo de Bombeiros do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA) com o apoio da Policia Militar de Nova Ubiratã, realizaram um pit-stop nas dependências da Praça da Fé. O intuito da ação foi conscientizar a população sobre os riscos das queimadas.

De acordo com o Secretário de Meio Ambiente Nédio Pedra, Dentre as principais consequências das queimadas é possível citar algum bem relevantes, como: alterações climáticas e comprometimento dos recursos naturais, além das consequências inevitáveis para a saúde humana, como problemas respiratórios, cardíacos, psicológicos, entre outros.

As queimadas não atingem apenas áreas rurais, mas passaram a ser mais frequentes nas áreas urbanas, um problema agravante devido a quantidade de lixo gerada. É comum encontrarmos fogo, por exemplo, em terrenos baldios, que após a limpeza do local o lixo ou entulho é queimado.

Além de causar danos ao meio ambiente, colocar a natureza, plantas e animais em perigo, o período de queimada provoca danos à saúde. Quem sofre com doenças respiratórias, tem sua saúde abalada.

De acordo com o Artigo 250 do Código Penal, queimar qualquer coisa em ambiente aberto é considerado crime.

Fonte: Prefeitura de Nova Ubiratã

Mais notícias