Secretaria de Agricultura realizam capacitação para fortalecer a hidroponia em Nova Mutum
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum, está capacitando pequenos produtores quanto as técnicas de cultivar plantas sem solo. O dia de campo aconteceu nesta semana em uma área próxima ao perímetro urbano.
A capacitação se deu por meio de parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR e o Sindicato Rural, voltada a agricultura familiar.
O objetivo da secretaria é estar fomentando a produção de hortaliças folhosas hidropônicas, em pequenos espaços dentro da cidade. A hidroponia é um sistema de cultivo, dentro de estufas com a aplicação de substratos. "Estamos acompanhando os conceitos de produção de hortaliças. Através de tecnologias e acesso à informação, pequenos produtores podem produzir mais, com qualidade e sustentabilidade", destacou a secretária Márcia Coelho.
As técnicas hidropônicas, foram repassadas pelo produtor Jardel Araújo Nascimento aos participantes da capacitação. Atualmente quatro produtores já trabalham a cultura da hidroponia. "Com a capacitação a estimativa da secretaria é de que até o final do ano outros produtores iniciem mais sistemas hidropônicos", disse o engenheiro agrônomo e coordenador da agricultura familiar Maicon Vargas.
Na propriedade as plantas são apoiadas e crescem em perfis, por onde é bombeada a solução nutritiva, alimentando as raízes com nutrientes. Toda a produtividade já abastece mercados, restaurantes, feiras e escolas. As vantagens da hidroponia na produção de hortaliças, se comparada ao cultivo no solo, são diversas: menos volume de água, área 10 vezes menor e baixíssimo uso de defensivos agrícolas nos cultivos. As hortaliças têm maior durabilidade, melhor qualidade e produtividade.