Saúde lança projeto Cuidado Farmacêutico
A Secretaria de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica dos Centros Integrados de Atendimento (CIA’s) Jacarandás e André Maggi, deu início ao projeto “Cuidado Farmacêutico”, nesta sexta-feira (05), dia nacional do uso racional de medicamentos.
O projeto terá duas etapas, inicialmente irá atender a demanda das gestantes diagnosticadas ou em rastreio de Diabetes Mellitus Gestacional com uso de insulina. Planejado pelo departamento de Assistência Farmacêutica – DAF/SMS, a ação será executada pelos farmacêuticos que atuam nas farmácias regionais dos CIA’s.
Na 2ª etapa, o programa se estende para pacientes da farmácia com baixa adesão ao tratamento. O público alvo será encaminhado pelo serviço de saúde do Centro de Referência em Saúde da Mulher Eliana Carreira de Paula (CRASM), onde terão apoio e orientação para início e continuidade do tratamento.
A diretora de assistência farmacêutica, Ana Paula Muller, ressalta como serão os atendimentos ofertados pelo projeto. “Os farmacêuticos irão explicar para o paciente como é o preparo da insulina, orientar sobre o uso do glicosímetro, locais de aplicação e rodízio, como conservar e descartar de forma adequada as seringas e agulhas. Queremos que o paciente inicie e termine o tratamento da melhor forma ", pontuou.
Diante do dia de hoje, 5 de maio, Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, é importante ressaltar a necessidade de seguir a prescrição médica e não se automedicar. “Use sempre os medicamentos conforme a receita, se atente as informações da bula e as orientações repassadas pelo profissional da Saúde. Desta forma pode evitar transtornos que possam ser causados por uma automedicação”, frisou a diretora de assistência farmacêutica.