Saúde de Sinop realiza quase 90 mil atendimentos por mês
O balanço feito pela Secretaria de Saúde de Sinop aponta que, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), Policlínica Menino Jesus e UB’s registram, juntas, quase 90 mil atendimentos por mês (88.345). A média dos atendimentos, tem como base o primeiro quadrimestre deste ano (2023) que, somados, de janeiro a abril, totalizam 353.380.
A UPA que, além da população do quadrilátero central de Sinop, também é referência para mais de 20 bairros que são interligados pela avenida André Maggi, soma o maior número de atendimentos. Se detalhados, matêm a média de, pelo menos, 15 mil / mês, sendo que, 16.162 foram realizados em janeiro, 14.507 em fevereiro, seguindo de 17.331 em março e, por fim, 14.767 pessoas que buscaram os serviços de na Unidade de Urgência e Emergência durante o mês de abril deste ano.
Já a Policlínica Menino Jesus, que oferta os mesmos serviços de saúde que a UPA na região do São Cristóvão, somou, em janeiro, 6.170 atendimentos, 5.789 em fevereiro, 7.736 em março e, em abril, 8.445. Totalizando, assim, 28.140 pessoas atendidas. Em relação à disparidade de tais números, a secretária de Saúde, Daniela Galhardo, observa que: “os serviços ofertados pelas duas unidades de saúde são os mesmo, no entanto, a UPA, além dos moradores de Sinop, também recebe pacientes das cidades circunvizinhas e do Sul do Pará”, ilustra, ao justificar o percentual de atendimento 123% a mais entre uma unidade e outra.
A Atenção Primária, que é o primeiro nível de cuidado em saúde e é composta por um conjunto de ações que promovem o bem-estar do paciente e usuário do Sistema Único, como prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos e a manutenção da saúde, também traz números bastantes expressivos.
Além das 1,131 mil atividades coletivas realizadas pelas 24 Unidades Básicas de Sinop, o relatório revela, ainda, 262.473 atendimentos realizados durante os quatro primeiros meses de 2023. “O prefeito Roberto Dorner, sempre foi muito enfático ao dizer que temos, sempre, que trabalhar para fortalecer a atenção básica do nosso município”, diz, Galhardo ao pontuar que a população deve buscar, primeiro, o posto de saúde o que, segundo ela, ajuda a desafogar as unidades de pronto atendimento, cujo a prioridade é urgência e emergência.
O vultuoso número de atendimentos (262.473) registrado pelas 24 Unidades Básicas de Saúde é justificado pelas atuação das 37 equipes de saúde da família, bem como duas equipes de atenção básica, assim como um Centro de Especialidades Médicas e 23 salas de vacina.
Ciente de que os investimentos em infraestrutura, educação e saúde devem ser constantes, o prefeito Roberto Dorner, trabalha para a construção de um hospital municipal em Sinop. O processo licitatório foi aberto no mês de abril. Com um investimento estimado em cerca de R$48 milhões, o projeto prevê um setor de hotelaria com 60 leitos de internação, quatro salas cirúrgicas e será no bairro Vila Itália (região do bairro Menino Jesus) de forma modular (método de construção civil que se baseia em módulos individuais que são pré-fabricados em linha de montagem e instalados no local da obra), garantindo, assim, que a construção possa ser concluída de forma bem mais rápida.