Saracura I é a décima sexta nascente adotada através do Programa Adote uma Nascente
Com uma área de 5,20 ha o Córrego Saracura – Nascente Saracura I, tornou-se a décima sexta nascente adotada, através do Programa Adote uma Nascente. Essa que é uma iniciativa da Prefeitura de Alta Floresta, através da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com importante participação da sociedade.
A nascente terá como padrinho a Liga Matogrossense de Ciclismo e como adotante o altaflorestense, Rafael Paganotti Barros. O Programa Adote uma Nascente foi regulamentado através da Lei Municipal nº 2.452/2018, e hoje, essa ação tornou-se referência para outras localidades que buscam informações na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, sobre sua legislação e metodologia.
O altaflorestense Rafael Paganotti Barros, destaca que as atitudes podem fazer a diferença. “Estamos saindo da teoria e vamos para a prática. Foi um grande passo ter essa oportunidade de ser adotante desta área”, pontua. Ainda de acordo com ele existem muitas ideias para transformar o local.
Para o padrinho da nascente, Alex Martins, presidente da Liga Matogrossense de Ciclismo, ter a oportunidade de contribuir desta forma com o meio ambiente é gratificante. “É uma satisfação estar aqui. Quero agradecer a gestão pública. Tivemos essa oportunidade de fazer essa parceria e chegou a hora de ser exemplo para as novas gerações”, destaca.
A Analista Ambiental do IBAMA e representante do Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (CONDEMA), Joselita Tozi, destaca os trabalhos da Gestão Pública Municipal e dos padrinhos e adotantes. “Quero parabenizar pelo trabalho na questão ambiental. Quando falamos em meio ambiente, estamos fazendo em qualidade de vida. Sem ar puro e água de qualidade não há vida. As futuras gerações agradecem por essas ações”, lembra.
O vereador Bernardo Patrício dos Santos, pontuou que a Câmara de Vereadores, sempre que necessário está à disposição. “Coloco a Câmara a disposição. Tudo que for bom para Alta Floresta terá o nosso apoio. Parabenizo a todos pela iniciativa. Vocês querem fazer a diferença e querem fazer o melhor”.
Para a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Susntentável, Gercilene Meira Leite, o Programa Adote uma Nascente, nos traz uma reflexão. “Nos faz refletir sobre nossas atitudes. Como podemos contribuir para um meio ambiente equilibrado. Esse trabalho já deu certo e hoje somos referência. O Adote uma Nascente nos possibilita colocar na prática nossas palavras, poder transformá-las em ações. Aqui selamos um compromisso com o meio ambiente. E, o mais importante, esta não é uma iniciativa da Prefeitura ou da Secretaria. Essa é uma ação da sociedade. Todos fazemos parte”, destaca.
O prefeito Chico Gamba, destacou que Alta Floresta, ao longo dos últimos anos mostrou que é possível transformar o meio ambiente. “Éramos campões do desmatamento e hoje nos tornamos referência. Estamos crescendo e trilhando caminhos positivos e os frutos estão surgindo. Foi um trabalho de conscientização, que nos possibilitou nos tornar referência. E, a partir de tudo isso, nasce o Adote uma Nascente”, finaliza.
A primeira-dama, Vilma Gamba, além da vereadora Ilmarli Teixeira, do Diretor de Meio Ambiente, José Alesando Rodrigues, servidores municipais e imprensa local, também prestigiaram a cerimônia.