SAE discute fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente
O Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento - CTA/SAE, da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta realizou uma roda de conversa com Conselheiros Tutelares e representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Preocupados com o aumento no registro de casos no último ano, a enfermeira e coordenadora do CTA/SAE, Emiliana Batista, reforça importância do fortalecimento da rede de proteção. Buscando o fortalecimento da rede para que os atendimentos a crianças e adolescentes em situação de violência sexual sejam realizados de maneira mais eficiente e possam ser avaliadas e atendidas de melhor forma.
“A gente notou que no ano passado houve um aumento de casos, que procuraram o Pronto Atendimento Municipal, onde tem implantadas as profilaxias pós exposição”, destacou a coordenadora, frisando que os trabalhos de conscientização serão reiniciados, juntos às escolas e Centros de Referência em Assistência Social, “para que a gente possa fazer uma força tarefa diante das violências sexuais contra as crianças e adolescentes aqui no município de Alta Floresta. A nossa função enquanto saúde, é proteger essa vítima, prestar o atendimento e solicitar a presença no local”, concluiu Batista.