A primeira reunião do Projeto de Trabalho Social com os futuros moradores do Residencial Nico Baracat mobilizou, ontem à noite (25), no Ginásio José Carlos Pasa, cerca de 288 famílias da etapa 2 do empreendimento. O objetivo do encontro foi apresentar o residencial às famílias, que há anos aguardavam por esta boa notícia, e também prepará-las para o novo formato de moradia: a habitação vertical de interesse social.  Esse processo é essencial para preparar as famílias para receberem as chaves dos apartamentos. Nesta sexta-feira, será a vez dos contemplados para a etapa 4 participarem da reunião. 

O prefeito Roberto Dorner esteve presente, recebendo a população e celebrando, com as famílias, a boa expectativa pela entrega das unidades, que está cada vez mais próxima. “A entrega das chaves do Nico Baracat é um compromisso da nossa gestão, por isso, temos articulado desde o início, para tornar esse sonho possível. Nosso trabalho foi incansável, garantimos o aporte financeiro necessário e aceleramos a conclusão das obras de água e esgoto, para dar condições a Caixa Econômica de concluir essas unidades”, pontuou o prefeito. 

Um dos selecionados é o seu Manuel Juremeira, que é aposentado e aguarda pelo seu apartamento há vários anos. Ele agradeceu o trabalho da Prefeitura para agilizar a entrega. “Essa é uma benção que Deus mandou para todo mundo aqui na terra viu, quem não tem onde morar, eu agradeço vocês, para mim é uma satisfação muito grande ganhar essa casa. Eu falei que quando o Roberto Dorner fosse prefeito essas casas iriam sair, por que não pode, né? Já faz uns cinco anos que estou esperando por essa casa, então agora vai sair, porque Roberto Dorner é um prefeito pontual”, disse. 

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso, ressaltou o empenho da gestão para finalmente encerrar a espera dos futuros moradores do residencial. “O Nico Baracat vem sendo aguardado há muitos anos e a Prefeitura tem trabalhado constantemente para que esse sonho se torne realidade. Com o empenho do Prefeito, que buscou recursos em Cuiabá com o Governo do Estado, nós conseguimos atravessar diversas etapas que estavam paradas e que atrapalhavam a entrega das tão sonhadas casas próprias”, avaliou. 

Scheila destaca ainda que os encontros entre os selecionados e a equipe da empresa licitada para realizar o Projeto de Trabalho Social serão contínuos. “Hoje nós fizemos a primeira reunião com as famílias, esse é um trabalho social fundamental para que elas entrem no empreendimento sabendo conviver em condomínio, com as regras estabelecidas. Esse trabalho social vai acompanhá-las durante 12 meses após a entrega dos apartamentos. Um momento importante para receberem orientações, tirarem dúvidas e ficarem bem informados sobre as próximas etapas para concretização do sonho de recebimento dos apartamentos”, detalhou. 

Dona Lurdes dos Santos também foi uma das pessoas selecionadas para morar na etapa 2 do residencial, ela contou um pouco sobre qual foi sua reação ao receber a notícia de que o sonho da casa própria está mais perto. “Quando eu olhei o celular e vi a mensagem que chegou para mim eu falei ‘não acredito’, porque faz muitos anos que estou esperando e só pagando aluguel, pensei ‘será que é verdade isso?’ Aí eu fui lá na Habitação e a moça falou para mim que teria que comparecer na reunião sem falta, aquilo me disparou o coração, parecia que ia morrer de tanta alegria. Para mim é um sonho, é o sonho que tenho na minha vida. A esperança que a gente tem é essa de receber a casa com a graça de Deus”, considerou Dona Lurdes. 

Paralelo a isso, a Prefeitura segue trabalhando por meio Grupo Institucional do Poder Público (GIP), formado pelas Secretarias municipais, pela implantação de equipamentos públicos e serviços para comunidade dentro do empreendimento. “Para que a gente consiga atender as famílias e dar toda a estrutura que o município precisa dar, o prefeito tem cobrado dos secretários a infraestrutura para que elas sejam atendidas no residencial quando ele for entregue, escolas, creches, posto de saúde, CRAS, locais para lazer, praça e esporte, então é um trabalho em conjunto”, completou a secretária de Assistência Social, Scheila Pedroso

Fonte: Assessoria

Mais notícias