A Educação Ambiental é um processo contínuo que permite ao indivíduo e à coletividade desenvolverem valores, conhecimentos, habilidades e atitudes voltadas à conservação do meio ambiente — um bem de uso comum essencial à qualidade de vida e à sustentabilidade. Trata- se de um componente indispensável da educação no Brasil, devendo estar presente, de forma integrada, em todos os níveis e modalidades de ensino, tanto em contextos formais quanto não formais (BRASIL, 1999).

Nesse contexto, será realizada em Matupá-MT a continuidade do projeto Unidos Pelo Rio, em sua versão mirim, voltada para as crianças da rede municipal de ensino. Esta segunda fase é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Matupá em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Médio Teles Pires e seu Grupo de Trabalho de Educação Ambiental, dando sequência a uma mobilização socioambiental já em andamento.

Neste ano, o projeto é direcionado às turmas do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental, com o objetivo de conscientizar as famílias e a comunidade escolar por meio de atividades pedagógicas desenvolvidas pelos professores. As crianças participarão da produção de desenhos com mensagens de alerta à população, incentivando atitudes em prol do meio ambiente.

 

Justificativa

O projeto Unidos Pelo Rio é essencial não apenas para a remoção de resíduos sólidos das margens dos rios, mas também para a conscientização sobre a importância da preservação das águas, que são vitais para o abastecimento local. Desde sua primeira edição, o projeto demonstra o compromisso com a comunidade e com a proteção dos recursos hídricos.

 

A 3ª edição do projeto foi realizada no dia 23 de agosto de 2025, com a participação de aproximadamente 31 instituições parceiras. O projeto mobilizou cerca de 160 voluntários para a limpeza das margens dos rios Peixoto e Peixotinho, promovendo a melhoria da qualidade da água e do meio ambiente.

 

Dessa forma, faz-se necessário desenvolver também um trabalho educativo com os alunos da rede municipal, despertando a consciência ambiental desde a infância. As crianças, como agentes de transformação, levarão os conhecimentos adquiridos para seus lares e comunidades, fortalecendo ainda mais o alcance do projeto.

 

Objetivo geral

Fortalecer a conscientização ambiental e a sustentabilidade por meio da disseminação do conhecimento entre os estudantes.

 

 

Objetivos específicos

  • Identificar problemas ambientais decorrentes da relação entre sociedade e natureza;
  • Apontar possíveis soluções para minimizar impactos ambientais;
  • Compreender a diferença entre conservação e preservação ambiental;
  • Promover atitudes concretas voltadas à redução dos impactos ambientais;
  • Valorizar o uso consciente dos recursos naturais, em especial da água;
  • Estimular uma postura crítica e cidadã diante das informações veiculadas sobre o meio ambiente;
  • Incentivar o protagonismo infantojuvenil como ferramenta de transformação socioambiental.

 

Metodologia

O projeto foi desenvolvido com os alunos dos 3º e 4º anos do ensino fundamental das escolas municipais, com início no 3º bimestre do ano letivo de 2025.

  1. Confecção de desenhos desenvolvido em sala de aula, conforme o conteúdo  trabalhado na apostilas da FTD das turmas 3º e 4º ano das 6(seis) escolas municipais de Matupá- MT, totalizando 30(trinta) turmas. O desenho foi confeccionado em papel sulfite(A4)com o nome  completo do aluno,turma e professora e escola no verso.
  2. Escolha de um desenho por sala, feita pelo professor regente de cada turma, totalizando 30(trinta) desenhos;
  3. Plantio de mudas, com a participação dos alunos do 3º e 4º ano das escolas municipais do ensino fundamental de Matupá. O qual será escolhido um aluno de cada turma, totalizando 30 (trinta) alunos (as) para ir a campo junto com coordenador da unidade escolar e demais colaboradores citados.
  4. Após escolha dos desenhos, foi produzido um outdoor, para que a sociedade possa contemplar as artes realizadas pelos alunos.

 

Conclusão

O projeto Unidos pelo Rio – Etapa Mirim é importante, pois precisamos desenvolver uma consciência de que pequenas atitudes podem afetar bastante o meio ambiente, e que é preciso fazer o descarte adequado de resíduos para diminuir o impacto do lixo produzido pela sociedade, como também realizar o plantio de árvores para evitar o assoreamento dos rios e lagos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Matupá

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