O Programa Saúde na Escola (PSE), é uma ação integrada com equipes dos PSFs, e segue com os trabalhos do Projeto Prevenir nas escolas públicas do município. O projeto tem como objetivo a prevenção a verminoses, pediculose – piolho - , e a escabiose – sarna - , e tem como público alvo estudantes e profissionais das instituições de ensino.

A ação é desenvolvida na própria escola, mediante administração via oral da medicação ivermectina (comprimido 6 mg), após entrega pelos alunos do Termo de Consentimento, assinado pelos pais e/ou responsável legal e a medicação administrada, após pesagem dos alunos, com dosagem específica correspondente ao peso corpóreo de cada estudante, seguindo-se posologia da medicação e mediante prescrição médica. 

Ontem, dia 31 de maio, o programa foi realizado na Escola Municipal Castelo Branco, localizada na zona rural, Comunidade Santa Rita. Oito escolas já forma contempladas este ano, com os trabalhos do Projeto Prevenir, sendo estas escolas: Ludovico da Riva Neto, Sonia Maria Faleiro, Vicente Frâncisco da Silva, Benjamim de Pádoa, Jardim das Flores, Geny Silvério Delarincy, Nilo Procópio Peçanha e Escola Castelo Branco, entre estudantes e profissionais das escolas, cerca de 2.500 pessoas já foram atendidas.   

O Coordenador do Programa Saúde na Escola, Claudiomiro Viera, informa que os trabalhos seguem planejamento anual, que visa atender entre a rede municipal e estadual de ensino, sendo 20 escolas e aproximadamente 8.000 estudantes. No mês de junho o projeto será apresentado e proposto a direção e coordenação de outras escolas, e ficará a critério a participação.

“Seguimos dando continuidade aos trabalhos e agradecemos a todos os profissionais da saúde e educação envolvidos nas atividades”, finaliza Viera.

Fonte: Programa Saúde na Escola

Mais notícias