Fomentar a agricultura familiar e, ao mesmo tempo, promover e intensificar a educação voltada ao setor são alguns dos objetivos do projeto “Vitrine da Agricultura Familiar”, que está sendo implantado pela Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Polícia Militar.  O projeto consiste na elaboração de uma grande horta em um espaço nas dependências do Comando Regional da Polícia Militar em Sinop (na rua Colonizador Ênio Pipino, Setor Industrial Sul), que terá todo um acompanhamento e manutenção da equipe técnica da Secretaria e contará com participação dos alunos do projeto Luz do Amanhã.

“As crianças terão a oportunidade de aprender junto com a nossa equipe técnica e, também, de replicar conhecimento. E, mais do que isso, o nosso desejo é de apresentar a agricultura familiar a todos, não só as crianças que estarão envolvidas aqui no projeto Luz da Manhã. Queremos trazer outras comunidades, outras escolas, integrar a faculdade, então aqui será um espaço de conhecimento da agricultura familiar”, detalhou o secretário Klayton Gonçalves.

O pontapé inicial foi dado nesta semana. Para o prefeito Roberto Dorner, o projeto não só valoriza a agricultura familiar, como também proporcionará aos jovens que integram o Luz do Amanhã, mais conhecimento e uma visão diferenciada sobre o setor. “Esperamos sempre contribuir muito mais com a agricultura familiar do nosso município e, principalmente, com nossos jovens.  Eu fico muito feliz com esse projeto e poder contribuir com o futuro desses jovens, para que se tornem grandes pessoas na vida”, disse.

De acordo com o Coronel PM Wesney de Castro Sodré, essa é mais uma parceria entre Prefeitura e Polícia Militar que vem a somar com a comunidade. “É um projeto fantástico que vai proporcionar às nossas crianças esse contato direto com a lida no campo, com aprendizado, com conhecimento, enriquecendo ainda mais esse cardápio de opções que a gente oferece aqui para o projeto Luz do Amanhã, que são crianças que trabalham no contraturno da atividade escolar. Aqui, a gente trabalha com atividades lúdicas, com música, com atividades desportivas, com as atividades militares, que é ordem unida, enfim, todo esse conhecimento. E, agora, somando mais isso, essa parceria com a Prefeitura, proporcionando e abrindo para essas crianças esse contato direto com as atividades do campo”, detalhou.

O projeto Luz do Amanhã foi implantado em 2016, atende alunos da rede pública com idades entre 12 e 17 anos e, atualmente, conta com aproximadamente 80 alunos na 6ª turma. Para a coordenadora-geral da Associação Comunitária de Orientação e Aprendizagem ao Adolescente de Sinop (ACOAS), Sinéia Abreu, o projeto ‘Vitrine’ vem para enriquecer o  ‘Luz da Manhã’. “Esse maravilhoso projeto vem agregar muito, não só para o projeto Luz da Manhã, mas para a sociedade sinopense. E, para nós, é de grande valia, porque nós temos dentro da nossa grade curricular do projeto a confecção da horta todo ano. Mas, é um projeto pequeno diante dessa grandiosidade que está sendo implantada hoje. Muito porque os nossos adolescentes gostam, já fazem isso e, agora, com profissionais experientes orientando, com o apoio de uma secretaria, com essa força da Prefeitura, com certeza isso vai ser maravilhoso”, finalizou.

Mais notícias