O Departamento de Atenção Básica, da Secretaria Municipal de Saúde de Alta Floresta, através do Programa Saúde na Escola, apresenta levantamento dos trabalhos desenvolvido no ano de 2022. De janeiro a dezembro foram desenvolvidas, entre as ações da equipe específica do programa e ações de equipes dos PSFs, incluindo os trabalhos da Semana de Mobilização Nacional (04 a 08 de abril ), voltada a prevenção do COVID – 19 nas escolas,  257 atividades coletivas.

As atividades coletivas incluem palestras, capacitações, reuniões, live, atividades via mídia, com abordagem de temas variados como: Tabagismo, alcoolismo, drogas ilícitas, acidentes de trânsito, dengue, doença de chagas, Zika vírus, influenza, chikungunya, higiene corporal, COVID–19, acuidade visual, imunização, monkeypox, câncer de mama, câncer do colo do útero, câncer de próstata, infecção intestinal, DMPB - doença mão-pé-boca, sarampo, rubéola, caxumba, (sendo as últimas cinco conhecidas por doenças infecciosas da 1º infância).

Ao todo 35 instituições entre escolas (municipais, estaduais, privadas) e outros estabelecimentos, receberam os trabalhos no transcorrer do ano de 2022, totalizando nas atividades presenciais um público de 10.256 pessoas e via mídia (rádio, TV, site) público de 12.000 pessoas (estimativa), contemplando na totalidade de ambas as ações no ano/2022, público entorno de: 22.256 espectadores.

Segundo o coordenador do Programa, Claudiomiro Viera, os trabalhos tem como base a educação e orientação sanitária, visando a profilaxia, “levamos através das atividades, informações das diversas formas de prevenção, sobre inúmeras doenças, para que a população consiga se proteger melhor, tanto no contexto de aplicação de medidas individuais e coletivas e orientamos também quanto as formas e meios de buscar o tratamento, caso haja necessidade”. Conclui Viera agradecendo a todos os profissionais da saúde e educação envolvidos direta e indiretamente nos trabalhos.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias