Trazendo uma nova perspectiva para a cultura de café no município o programa Pró Café, da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária, realizou entre os meses de janeiro e início de março, a entrega de mudas clonais de variedades de café conillon para agricultores atendidos pela secretaria.

O Programa chamado Pró Café, que iniciou em parceria com Governo do Estado há alguns anos, no entanto, hoje tocado com exclusividade pela gestão municipal da Secretaria Municipal de Agricultura. Conforme explica o secretário municipal, Marcelo Fernando Pereira Souza, o programa consiste no fortalecimento da cultura de cafeicultura no município de Alta Floresta.

“Nós fizemos um jardim clonal próprio, onde nós buscamos mudas de outros municípios, sobre tudo no estado de Rondônia onde tem uma expertise, uma produção já é referência nacional no cultivo do café conillon, então nós buscamos, fizemos nosso jardim clonal próprio, melhoramos, replicamos essas mudas e estamos conseguindo fornecer essa importante cultura em nosso município”, apontou Souza.

Atualmente técnicos da secretaria produzem as mudas, posteriormente entregando elas, repassando de forma gratuita aos produtores rurais. As entregas tiveram início no final do mês de janeiro.  “A nossa estimativa é entregar cerca de 90 mil mudas para diferentes produtores. Hoje no total nós temos atendidos em média 45 produtores, consideramos aqueles que já tem alguma escala de produção em nível comercial e outros que pegam mais para o consumo próprio, que vem em busca de 50 a cem mudas”, pontuou Souza.

Mais informações sobre o Programa podem ser adquiridas na Secretaria de Agricultura, anexo ao prédio da Ceplac, na Avenida Ariosto da Riva, ou pelo telefone (66) 3521-5025.

Fonte: Diretoria de Comunicação

Mais notícias