Programa Municipal de Controle ao Tabagismo promove capacitação com ACSs
Foi realizada na tarde de sexta-feira, dia 1º de setembro, no Centro de Formação de Professores (CEFAPRO), em Alta Floresta, capacitação para as Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). Essa foi uma realização da Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, e organizada pelo Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.
Foram realizadas palestras alusivas ao tema, assim como, depoimentos de ex-fumantes e pessoas que perderam familiares em decorrência dos malefícios da nicotina. Um dos depoimentos mais impactante foi da senhora Vilma Auda Martins Pereira, que perdeu seu esposo, Neuri de Camargo. “Tudo que foi possível, nós fizemos. Hoje estou sem ele aqui e sinto muita falta. Essa capacitação é muito importante, e vocês podem e devem levar as informações até as famílias”, argumentou.
O esposo da senhora Vilma fumou por 36 anos. Nos últimos 12 anos, eram 40 cigarros por dia. Uma das consequências do cigarro foi a trombose em membro inferior.
Outro depoimento foi da senhora Sindalva Barbosa da Silva. “Procurei o programa depois do incentivo da minha filha. O cigarro é uma droga e mata de forma silenciosa. É preciso dar um passo de cada vez”, disse.
Quem também contribuiu com seu depoimento foi a senhora Zilma Lopes de Souza Rodrigues, 56, que era fumante há 35 anos e fumava 29 cigarros por dia. “Posso dizer que sem a ajuda do programa não conseguiria parar. Estou há cinco meses e quinze dias sem fumar”, afirma.
De acordo com relatório do Programa de Controle ao Tabagismo, em 2023, no período de janeiro a agosto, foram 74 tabagistas inscritos e acompanhados pelo programa e entre atendimentos domiciliares, unidade hospitalar, e na sede do programa, foram realizados 576 atendimentos.
A promotora de Justiça da Vara da Infância e Juventude, Laís Liane Resende, que também palestrou no evento, destaca que, quando constatada a venda de produtos impróprios para menores de 18 anos, é preciso que seja efetuada a denúncia. E, para isso, existem os canais legais.
Também houve participação da psicóloga co Centro de Atendimento Psicosocial (CAPS), onde foi abordado sobre a depência psicológica do tabagismo.
Para as ACSs Márcia Fabiana Sobczak [Panorama] e Tele Lopes [Ana Nery], ao participar desta capacitação, todas as ACSs estarão mais preparadas para conversar com as famílias que são atendidas.
Ainda de acordo com o Coordenador do Programa Municipal de Controle de Tabagismo, Claudiomiro Vieira, dos 74 pacientes, 45 pararam de fumar. “A capacitação teve como objetivo deixar os profissionais atualizado no que diz respeito aos indicadores do programa de saúde pública, além de orientá-las referente as visitas domiciliares. Inclusive, com orientações para o programa municipal de controle ao tabagismo”, pontua o coordenador.
Também estiveram na capacitação secretário de Saúde, José Aparecido de Souza; o diretor de Saúde Pública, Alex Leandro Schweig; representando o Escritório Regional .de Saúde, Claudinei Barros da Silva; e a vereadora Ilmarli Teixeira.