Programa do Ministério da Saúde é aderido em Sinop
A Secretaria de Saúde de Sinop aderiu ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, que tem, entre suas finalidades, proporcionar consultas virtuais com médicos do Hospital Israelita Albert Einsten em diferentes especialidades. “Sinop aderiu ao projeto do Ministério da Saúde com o Hospital Albert Einsten. Nesse projeto, o hospital vai disponibilizar sete especialistas para uma consulta virtual. Vamos receber um equipamento, onde o nosso médico da unidade que ainda vai ser escolhida, vai entrar em contato com os especialistas do hospital para fazer a consulta com esse paciente”, explicou a secretária da pasta, Daniela Galhardo.
De acordo com a secretária, Sinop foi um dos 25 municípios mato-grossenses e aderir ao programa, que deve entrar em funcionamento dentro de um prazo aproximado de 30 dias, a partir da escolha da Unidade Básica de Saúde onde será o ponto de atendimento e a definição da dinâmica de trabalho. “Teremos, por exemplo, apoio de neuropediatra, neurologia, pneumologia, reumatologia, cardiologia e psiquiatria. O médico da unidade, que vamos escolher, vai fazer o agendamento com esse especialista e vai acompanhar o paciente nessa consulta virtual. Então vamos ter o paciente e o médico da unidade para fazer essa consulta virtual com os especialistas do hospital Albert Einsten”, detalhou.
A adesão ao programa ocorreu na última semana. “Com certeza será um ganho muito grande para nossa população. Lembrando que foram disponibilizados somente 25 pontos no Estado e Sinop foi uma das cidades que quis aderir a esse projeto”, destacou Galhardo.
O que é o PROADI-SUS
O programa foi criado em 2009 com o propósito de apoiar e aprimorar o SUS por meio de projetos de capacitação de recursos humanos, pesquisa, avaliação e incorporação de tecnologias, gestão e assistência especializada demandados pelo Ministério da Saúde. Hoje, de acordo com o Governo Federal, a iniciativa reúne seis hospitais sem fins lucrativos que são referência em qualidade médico-assistencial e gestão: Hospital Alemão Oswaldo Cruz, BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Hcor, Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Sírio-Libanês. Entre os principais benefícios, destacam-se a redução de filas de espera; qualificação de profissionais; pesquisas do interesse da saúde pública para necessidades atuais da população brasileira; gestão do cuidado apoiada por inteligência artificial e melhoria da gestão de hospitais públicos e filantrópicos em todo o Brasil.