Programa Adote uma Nascente é destaque na mídia nacional
Realizado em Alta Floresta por iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, juntamente com parceiros, o Programa Adote uma Nascente foi destaque em matéria veiculada, ontem, dia 24 de junho, no telejornal Hoje, da Rede Globo.
O Adote uma Nascente é uma política pública desenvolvida no município que foi regulamentado através do Projeto de Lei nº 024/2018. Atualmente 47 padrinhos fazem parte da iniciativa que totaliza 77,41 hectares de áreas preservadas.
O material foi produzido pela jornalista da TV Centro América, afiliada da Rede Globo, Eunice Ramos, e mostrou a didática utilizada no Adote uma Nascente. “O Adote uma Nascente é uma iniciativa da comunidade alta-florestense. Esse mérito é de todos os envolvidos. Sem a sociedade e sem os nossos parceiros, nada seria possível”, agradece a secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gercilene Meira Leite.
O Adote uma Nascente é um desdobramento do Projeto Olhos D’Água da Amazônia, que em sua essência trabalhou a recuperação das áreas degradadas e nascentes que estão na zona rural. “Foi um período de virada de página, onde, os nossos agricultores entenderam a nossa proposta e aceitaram esse desafio, que com muita união vencemos”, lembra Gercilene.
Importante lembra que o Adote uma Nascente é uma política pública consolidada. Através do Adote uma Nascente, além da preservação ambiental, também está sendo trabalhada a educação ambiental junto ao público escolar. “Temos escolas parceiras. Isso é muito importante, não estamos trabalhando ações isoladas, além de pensar no hoje, estamos trabalhando essa consciência nas futuras gerações”, destaca Gercilene.
Recentemente, através do Adote uma Nascente, Alta Floresta conquistou o Prêmio Prefeitura Empreendedora, que o credenciou a participar do concurso a nível federal. “Participar deste prêmio já foi uma vitória. Os prêmios são consequências de um trabalho sério. Entendemos que o nosso propósito está sendo alcançado, que é justamente trazer para a pauta da nossa sociedade que é preciso ter cuidado com a gestão das nossas águas”, finaliza.